Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos,Emellyne Lima de Medeiros Dias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Salomão,Nádia Maria Ribeiro, Agripino-Ramos,Cibele Shírley
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100009
Resumo: O espectro autista é caracterizado por prejuízos desde os primeiros anos de vida nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Os aspectos relacionados à etiologia, às possibilidades terapêuticas e à inserção em escolas regulares não são conclusivos, dado que evidencia a importância de estudos na área. O presente estudo tem como objetivo analisar as interações sociais de crianças com espectro autista nos contextos de escolas regulares, considerando a mediação das professoras. Participaram deste estudo 42 crianças, das quais quatro crianças têm o diagnóstico de espectro autista, entre três e cinco anos de idade, e quatro professoras de duas escolas regulares particulares. Os resultados demonstraram que a mediação das professoras se caracterizou pelo uso de diretivos linguísticos e apoio físico. A participação das crianças com espectro autista em termos interacionais se caracterizou por comportamentos mais frequentes de olhar pessoas, iniciativa dirigida à ação, resposta adequada e sorriso. Nesse sentido, compreender como as crianças com espectro autista interagem com as pessoas e objetos em ambientes escolares e como são realizadas as mediações pelas professoras nesses momentos são aspectos de grande relevância para a elaboração de estratégias de intervenção que favoreçam a interação social e o processo de inclusão escolar.
id ABPEE-1_58523296ac2185adec9c2f8831b161c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382014000100009
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolarEducação EspecialAutismoInclusão EscolarInteração SocialO espectro autista é caracterizado por prejuízos desde os primeiros anos de vida nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Os aspectos relacionados à etiologia, às possibilidades terapêuticas e à inserção em escolas regulares não são conclusivos, dado que evidencia a importância de estudos na área. O presente estudo tem como objetivo analisar as interações sociais de crianças com espectro autista nos contextos de escolas regulares, considerando a mediação das professoras. Participaram deste estudo 42 crianças, das quais quatro crianças têm o diagnóstico de espectro autista, entre três e cinco anos de idade, e quatro professoras de duas escolas regulares particulares. Os resultados demonstraram que a mediação das professoras se caracterizou pelo uso de diretivos linguísticos e apoio físico. A participação das crianças com espectro autista em termos interacionais se caracterizou por comportamentos mais frequentes de olhar pessoas, iniciativa dirigida à ação, resposta adequada e sorriso. Nesse sentido, compreender como as crianças com espectro autista interagem com as pessoas e objetos em ambientes escolares e como são realizadas as mediações pelas professoras nesses momentos são aspectos de grande relevância para a elaboração de estratégias de intervenção que favoreçam a interação social e o processo de inclusão escolar.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100009Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.1 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000100009info:eu-repo/semantics/openAccessLemos,Emellyne Lima de Medeiros DiasSalomão,Nádia Maria RibeiroAgripino-Ramos,Cibele Shírleypor2014-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000100009Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2014-04-15T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar
title Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar
spellingShingle Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar
Lemos,Emellyne Lima de Medeiros Dias
Educação Especial
Autismo
Inclusão Escolar
Interação Social
title_short Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar
title_full Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar
title_fullStr Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar
title_full_unstemmed Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar
title_sort Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar
author Lemos,Emellyne Lima de Medeiros Dias
author_facet Lemos,Emellyne Lima de Medeiros Dias
Salomão,Nádia Maria Ribeiro
Agripino-Ramos,Cibele Shírley
author_role author
author2 Salomão,Nádia Maria Ribeiro
Agripino-Ramos,Cibele Shírley
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos,Emellyne Lima de Medeiros Dias
Salomão,Nádia Maria Ribeiro
Agripino-Ramos,Cibele Shírley
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Autismo
Inclusão Escolar
Interação Social
topic Educação Especial
Autismo
Inclusão Escolar
Interação Social
description O espectro autista é caracterizado por prejuízos desde os primeiros anos de vida nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Os aspectos relacionados à etiologia, às possibilidades terapêuticas e à inserção em escolas regulares não são conclusivos, dado que evidencia a importância de estudos na área. O presente estudo tem como objetivo analisar as interações sociais de crianças com espectro autista nos contextos de escolas regulares, considerando a mediação das professoras. Participaram deste estudo 42 crianças, das quais quatro crianças têm o diagnóstico de espectro autista, entre três e cinco anos de idade, e quatro professoras de duas escolas regulares particulares. Os resultados demonstraram que a mediação das professoras se caracterizou pelo uso de diretivos linguísticos e apoio físico. A participação das crianças com espectro autista em termos interacionais se caracterizou por comportamentos mais frequentes de olhar pessoas, iniciativa dirigida à ação, resposta adequada e sorriso. Nesse sentido, compreender como as crianças com espectro autista interagem com as pessoas e objetos em ambientes escolares e como são realizadas as mediações pelas professoras nesses momentos são aspectos de grande relevância para a elaboração de estratégias de intervenção que favoreçam a interação social e o processo de inclusão escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382014000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.1 2014
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573840932864