Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montezuma,Maria Augusta L.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rocha,Mariana V., Busto,Rosângela Marques, Fujisawa,Dirce Shizuko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000200010
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência de modificação da coordenação motora, atenção, participação, interação, autoestima e compreensão em adolescentes com deficiência auditiva, após a realização de aulas de dança do tipo jazz dance. Foi realizado estudo experimental intrassujeito do tipo AB, com cinco sujeitos do gênero feminino, com idade entre 13 e 18 anos, diagnóstico de surdez congênita ou adquirida e estudantes do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). Para avaliação da coordenação motora foi aplicado o teste KTK, composto por quatro tarefas antes e após as aulas e, diário de campo, contendo informações que não foram registradas nos testes formais. Foram realizadas doze aulas de dança como intervenção. O resultado do KTK mostrou média da pontuação total de 171,8 inicialmente e 196,4 após a intervenção. Como resultado final todos os sujeitos do estudo apresentaram melhora da coodernação motora significante (P=0.01) após as aulas de dança. Observou-se também melhor atenção das alunas no decorrer das aulas e maior integração do grupo.
id ABPEE-1_70cbb3163a5da117a0c03d262e1a4ead
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382011000200010
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motoraEducação EspecialPerda da audiçãoCoordenação psicomotoraDançaO objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência de modificação da coordenação motora, atenção, participação, interação, autoestima e compreensão em adolescentes com deficiência auditiva, após a realização de aulas de dança do tipo jazz dance. Foi realizado estudo experimental intrassujeito do tipo AB, com cinco sujeitos do gênero feminino, com idade entre 13 e 18 anos, diagnóstico de surdez congênita ou adquirida e estudantes do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). Para avaliação da coordenação motora foi aplicado o teste KTK, composto por quatro tarefas antes e após as aulas e, diário de campo, contendo informações que não foram registradas nos testes formais. Foram realizadas doze aulas de dança como intervenção. O resultado do KTK mostrou média da pontuação total de 171,8 inicialmente e 196,4 após a intervenção. Como resultado final todos os sujeitos do estudo apresentaram melhora da coodernação motora significante (P=0.01) após as aulas de dança. Observou-se também melhor atenção das alunas no decorrer das aulas e maior integração do grupo.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000200010Revista Brasileira de Educação Especial v.17 n.2 2011reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382011000200010info:eu-repo/semantics/openAccessMontezuma,Maria Augusta L.Rocha,Mariana V.Busto,Rosângela MarquesFujisawa,Dirce Shizukopor2011-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382011000200010Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2011-10-06T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora
title Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora
spellingShingle Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora
Montezuma,Maria Augusta L.
Educação Especial
Perda da audição
Coordenação psicomotora
Dança
title_short Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora
title_full Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora
title_fullStr Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora
title_full_unstemmed Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora
title_sort Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora
author Montezuma,Maria Augusta L.
author_facet Montezuma,Maria Augusta L.
Rocha,Mariana V.
Busto,Rosângela Marques
Fujisawa,Dirce Shizuko
author_role author
author2 Rocha,Mariana V.
Busto,Rosângela Marques
Fujisawa,Dirce Shizuko
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montezuma,Maria Augusta L.
Rocha,Mariana V.
Busto,Rosângela Marques
Fujisawa,Dirce Shizuko
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Perda da audição
Coordenação psicomotora
Dança
topic Educação Especial
Perda da audição
Coordenação psicomotora
Dança
description O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência de modificação da coordenação motora, atenção, participação, interação, autoestima e compreensão em adolescentes com deficiência auditiva, após a realização de aulas de dança do tipo jazz dance. Foi realizado estudo experimental intrassujeito do tipo AB, com cinco sujeitos do gênero feminino, com idade entre 13 e 18 anos, diagnóstico de surdez congênita ou adquirida e estudantes do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). Para avaliação da coordenação motora foi aplicado o teste KTK, composto por quatro tarefas antes e após as aulas e, diário de campo, contendo informações que não foram registradas nos testes formais. Foram realizadas doze aulas de dança como intervenção. O resultado do KTK mostrou média da pontuação total de 171,8 inicialmente e 196,4 após a intervenção. Como resultado final todos os sujeitos do estudo apresentaram melhora da coodernação motora significante (P=0.01) após as aulas de dança. Observou-se também melhor atenção das alunas no decorrer das aulas e maior integração do grupo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382011000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.17 n.2 2011
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573160407040