ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4758 |
Resumo: | A dança sempre esteve presente na sociedade, e nas relações entres os homens, porém, em cada período com sua função. A dança pode ser vista como arte (movimento e sentimento), dança profissionalizante (onde a técnica é de extrema importância para o desempenho no palco) e a dança educação (onde se pretende ensinar os movimentos corporais). Este fato consolida-se a partir de um olhar pela história da humanidade. A dança já foi forma de agradecimento, culto e adoração aos deuses, prática da burguesia da corte, dança erudita dos salões chegando finalmente às danças teatrais, folclóricas e populares. O objetivo desta pesquisa é analisar os níveis de coordenação motora em bailarinas de ballet clássico da cidade de Mandaguari - PR. Sendo do tipo descritiva, irá avaliar através de dados a coordenação motora das bailarinas, tendo um grupo experimental (meninas praticantes de ballet) e um grupo controle(não praticantes), entre 6 a 12 anos de idade. A coleta de dados ocorrerá nas segundas e quartas-feiras, em horário estipulado pela professora responsável pela turma. Os dados coletados serão analisados a partir de estatística definida pelo instrumento de medida KTK (KöperkoordinationsTest Für Kinder) que envolve todos os aspectos de coordenação corporal, e possui como componente o equilíbrio, o ritmo, a lateralidade, a velocidade e a agilidade. A bateria de testes é composta por quatro testes: trave de equilíbrio (EQ), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL), e transferência sobre plataformas (TP). O que se espera dessa pesquisa é que os dados coletados através do teste KTK, demonstrem que as meninas praticantes de ballet possuam melhor coordenação motora do que as não praticantes. |
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