Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Claudia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gonzalez Rey,Fernando Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000100005
Resumo: Este trabalho teve como objetivo explorar a configuração de sentidos de um aluno portador de necessidades especiais mentais acerca do processo de inclusão escolar. Para tanto, foi participante desta pesquisa um aluno adolescente de 16 anos de idade portador de deficiência mental, matriculado na 7ª série do Ensino Fundamental da Rede Regular. Como recursos para coleta de informações o delineamento de estudo de caso mostrou-se adequado, priorizando-se os sistemas conversacionais firmados com o aluno durante sete meses. As informações obtidas foram elencadas em categorias de indicadores significativos. Pôde ser constatado que uma das maiores barreiras a ser transposta pelo aluno no processo de inclusão escolar diz respeito à organização simbólica da própria instituição escolar, que atrelada aos padrões massificadores do desenvolvimento humano, vem a se estruturar muito mais como uma prática social e compensatória do que formadora ao aluno, ao dimensionar sua diferenciação e não considerar adequadamente sua singularidade.
id ABPEE-1_70dfead4d50be56723c902b7d21c42fc
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382008000100005
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mentalsubjetividadenecessidades especiaisinclusãoeducação especialEste trabalho teve como objetivo explorar a configuração de sentidos de um aluno portador de necessidades especiais mentais acerca do processo de inclusão escolar. Para tanto, foi participante desta pesquisa um aluno adolescente de 16 anos de idade portador de deficiência mental, matriculado na 7ª série do Ensino Fundamental da Rede Regular. Como recursos para coleta de informações o delineamento de estudo de caso mostrou-se adequado, priorizando-se os sistemas conversacionais firmados com o aluno durante sete meses. As informações obtidas foram elencadas em categorias de indicadores significativos. Pôde ser constatado que uma das maiores barreiras a ser transposta pelo aluno no processo de inclusão escolar diz respeito à organização simbólica da própria instituição escolar, que atrelada aos padrões massificadores do desenvolvimento humano, vem a se estruturar muito mais como uma prática social e compensatória do que formadora ao aluno, ao dimensionar sua diferenciação e não considerar adequadamente sua singularidade.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000100005Revista Brasileira de Educação Especial v.14 n.1 2008reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382008000100005info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,ClaudiaGonzalez Rey,Fernando Luispor2008-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382008000100005Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2008-06-03T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental
title Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental
spellingShingle Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental
Gomes,Claudia
subjetividade
necessidades especiais
inclusão
educação especial
title_short Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental
title_full Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental
title_fullStr Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental
title_full_unstemmed Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental
title_sort Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental
author Gomes,Claudia
author_facet Gomes,Claudia
Gonzalez Rey,Fernando Luis
author_role author
author2 Gonzalez Rey,Fernando Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Claudia
Gonzalez Rey,Fernando Luis
dc.subject.por.fl_str_mv subjetividade
necessidades especiais
inclusão
educação especial
topic subjetividade
necessidades especiais
inclusão
educação especial
description Este trabalho teve como objetivo explorar a configuração de sentidos de um aluno portador de necessidades especiais mentais acerca do processo de inclusão escolar. Para tanto, foi participante desta pesquisa um aluno adolescente de 16 anos de idade portador de deficiência mental, matriculado na 7ª série do Ensino Fundamental da Rede Regular. Como recursos para coleta de informações o delineamento de estudo de caso mostrou-se adequado, priorizando-se os sistemas conversacionais firmados com o aluno durante sete meses. As informações obtidas foram elencadas em categorias de indicadores significativos. Pôde ser constatado que uma das maiores barreiras a ser transposta pelo aluno no processo de inclusão escolar diz respeito à organização simbólica da própria instituição escolar, que atrelada aos padrões massificadores do desenvolvimento humano, vem a se estruturar muito mais como uma prática social e compensatória do que formadora ao aluno, ao dimensionar sua diferenciação e não considerar adequadamente sua singularidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382008000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.14 n.1 2008
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212572743073792