Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE OLIVEIRA,Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CAPELLINI,Vera Lucia Messias Fialho, RODRIGUES,Olga Maria Piazentin Rolim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100125
Resumo: RESUMO: O objetivo deste estudo foi descrever e comparar o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): 1) segundo o relato deles mesmos, antes e depois de um programa sobre habilidades sociais; e 2) segundo o relato de seus pais/responsáveis e professoras, antes e depois de orientações sobre AH/SD e habilidades sociais. Participaram nove estudantes de uma escola pública, nove pais/responsáveis e oito professoras. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos. A intervenção com os estudantes ocorreu em oito encontros semanais e dos pais/responsáveis e professores, em três encontros quinzenais. Os resultados apontaram que o repertório social dos estudantes melhorou no ponto de vista deles, de suas professoras e de seus pais, provavelmente devido ao procedimento de intervenção utilizado, que envolveu mais de um segmento.
id ABPEE-1_7bf5a69e6aa0fe1f9b2229c071b223b1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382020000100125
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e ProfessorasAluno com Altas HabilidadesSuperdotaçãoHabilidades sociaisEducação EspecialRESUMO: O objetivo deste estudo foi descrever e comparar o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): 1) segundo o relato deles mesmos, antes e depois de um programa sobre habilidades sociais; e 2) segundo o relato de seus pais/responsáveis e professoras, antes e depois de orientações sobre AH/SD e habilidades sociais. Participaram nove estudantes de uma escola pública, nove pais/responsáveis e oito professoras. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos. A intervenção com os estudantes ocorreu em oito encontros semanais e dos pais/responsáveis e professores, em três encontros quinzenais. Os resultados apontaram que o repertório social dos estudantes melhorou no ponto de vista deles, de suas professoras e de seus pais, provavelmente devido ao procedimento de intervenção utilizado, que envolveu mais de um segmento.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100125Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.1 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382620000100008info:eu-repo/semantics/openAccessDE OLIVEIRA,Ana PaulaCAPELLINI,Vera Lucia Messias FialhoRODRIGUES,Olga Maria Piazentin Rolimpor2020-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000100125Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-02-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras
title Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras
spellingShingle Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras
DE OLIVEIRA,Ana Paula
Aluno com Altas Habilidades
Superdotação
Habilidades sociais
Educação Especial
title_short Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras
title_full Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras
title_fullStr Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras
title_full_unstemmed Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras
title_sort Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras
author DE OLIVEIRA,Ana Paula
author_facet DE OLIVEIRA,Ana Paula
CAPELLINI,Vera Lucia Messias Fialho
RODRIGUES,Olga Maria Piazentin Rolim
author_role author
author2 CAPELLINI,Vera Lucia Messias Fialho
RODRIGUES,Olga Maria Piazentin Rolim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE OLIVEIRA,Ana Paula
CAPELLINI,Vera Lucia Messias Fialho
RODRIGUES,Olga Maria Piazentin Rolim
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno com Altas Habilidades
Superdotação
Habilidades sociais
Educação Especial
topic Aluno com Altas Habilidades
Superdotação
Habilidades sociais
Educação Especial
description RESUMO: O objetivo deste estudo foi descrever e comparar o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): 1) segundo o relato deles mesmos, antes e depois de um programa sobre habilidades sociais; e 2) segundo o relato de seus pais/responsáveis e professoras, antes e depois de orientações sobre AH/SD e habilidades sociais. Participaram nove estudantes de uma escola pública, nove pais/responsáveis e oito professoras. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos. A intervenção com os estudantes ocorreu em oito encontros semanais e dos pais/responsáveis e professores, em três encontros quinzenais. Os resultados apontaram que o repertório social dos estudantes melhorou no ponto de vista deles, de suas professoras e de seus pais, provavelmente devido ao procedimento de intervenção utilizado, que envolveu mais de um segmento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100125
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382620000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.1 2020
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574739562496