M.E.T.A.S.: metodologia de teste de acessibilidade para testadores surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Natercia Ponte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105107
Resumo: Esta dissertação tem sua aplicação prática em um contexto particular: o de uma organização brasileira, que contrata pessoas surdas para realização de testes de acessibilidade de softwares próprios da área educacional. Os problemas identificados neste ambiente de pesquisa foram desconhecimento de características pessoais e profissionais dos testadores surdos, ausência de artefatos de teste acessíveis para surdos, diversidade de conhecimento dos testadores em teste de software, ausência de um processo de teste formal e documentado e ausência de acompanhamento profissional dos testadores. Um questionário foi aplicado com 35 testadores surdos contratados pela organização, buscando identificar perfis para melhor realizar planejamento dos testes. Como resultado deste estudo foi elaborada e aplicada uma metodologia de teste propondo formação desses profissionais, artefatos adaptados para este profissional e a institucionalização de várias iniciativas de apoio ao seu trabalho, como o acompanhamento dos testadores. Durante pesquisas em literaturas de teste de software, verificou-se que poucas metodologias possuem esse acompanhamento. Assim, torna-se essa metodologia diferenciada. Evidências da aplicação dessa metodologia são apresentadas no texto e revelaram a existência de um profissional com potencial para trabalhar na área de teste de software, diante de uma gestão com foco na formação e orientação. Ela também pode contribuir no contexto brasileiro empresarial por apoiar na formação de testadores com perfil de surdo, oportunizando a contratação dessas pessoas por meio da lei de cotas. PALAVRAS-CHAVE: Metodologia; Teste de Software; Acessibilidade.
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