Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZUTIÃO,Patricia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: COSTA,Carolina Severino Lopes da, LESSA,Tatiane Cristina Rodrigues
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000200261
Resumo: RESUMO: Este estudo teve como objetivos: a) comparar o repertório de habilidades sociais de alunos da Licenciatura em Educação Especial da UFSCar que participaram de estágio curricular obrigatório e/ou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o de alunos que não vivenciaram tais experiências; b) comparar o repertório de habilidades sociais dos alunos que trabalharam com o dos que nunca trabalharam; c) correlacionar o repertório de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas. A pesquisa ocorreu na universidade, contou com a participação de 75 alunos, com faixa etária entre 18 e 50 anos, sendo 66 do gênero feminino e nove do masculino. Os alunos responderam individualmente ou em grupo ao questionário inicial, questionário socioeconômico e Inventário de Habilidades Sociais. Foram utilizados três testes estatísticos, sendo o Teste t para comparar as habilidades sociais dos participantes que já trabalharam com o dos alunos que nunca trabalharam; o ANOVA para comparar as habilidades sociais entre os grupos; e a correlação de Pearson para verificar correlações entre as variáveis sociodemográficas e habilidades sociais. O estudo aponta melhores resultados entre os alunos que participaram de estágio com diferença estatisticamente significativa para o fator “Autoexposição a desconhecidos e situações novas” e melhor avaliação no fator “Autocontrole da agressividade” entre os que trabalharam. Assim, infere-se que as experiências práticas de estágio e PIBID têm potencial para auxiliar os alunos no aprimoramento de seu repertório de habilidades sociais. Contudo, essas contribuições poderiam ser mais robustas se tais habilidades fossem trabalhadas intencionalmente em disciplinas específicas.
id ABPEE-1_90e8e7673025e4e475e8eb202a8cc14f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382018000200261
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o TrabalhoEducação EspecialHabilidades SociaisFormação de professoresRESUMO: Este estudo teve como objetivos: a) comparar o repertório de habilidades sociais de alunos da Licenciatura em Educação Especial da UFSCar que participaram de estágio curricular obrigatório e/ou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o de alunos que não vivenciaram tais experiências; b) comparar o repertório de habilidades sociais dos alunos que trabalharam com o dos que nunca trabalharam; c) correlacionar o repertório de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas. A pesquisa ocorreu na universidade, contou com a participação de 75 alunos, com faixa etária entre 18 e 50 anos, sendo 66 do gênero feminino e nove do masculino. Os alunos responderam individualmente ou em grupo ao questionário inicial, questionário socioeconômico e Inventário de Habilidades Sociais. Foram utilizados três testes estatísticos, sendo o Teste t para comparar as habilidades sociais dos participantes que já trabalharam com o dos alunos que nunca trabalharam; o ANOVA para comparar as habilidades sociais entre os grupos; e a correlação de Pearson para verificar correlações entre as variáveis sociodemográficas e habilidades sociais. O estudo aponta melhores resultados entre os alunos que participaram de estágio com diferença estatisticamente significativa para o fator “Autoexposição a desconhecidos e situações novas” e melhor avaliação no fator “Autocontrole da agressividade” entre os que trabalharam. Assim, infere-se que as experiências práticas de estágio e PIBID têm potencial para auxiliar os alunos no aprimoramento de seu repertório de habilidades sociais. Contudo, essas contribuições poderiam ser mais robustas se tais habilidades fossem trabalhadas intencionalmente em disciplinas específicas.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2018-04-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000200261Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.2 2018reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382418000200008info:eu-repo/semantics/openAccessZUTIÃO,PatriciaCOSTA,Carolina Severino Lopes daLESSA,Tatiane Cristina Rodriguespor2018-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382018000200261Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2018-06-12T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho
title Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho
spellingShingle Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho
ZUTIÃO,Patricia
Educação Especial
Habilidades Sociais
Formação de professores
title_short Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho
title_full Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho
title_fullStr Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho
title_full_unstemmed Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho
title_sort Habilidades Sociais em Universitários com Diferentes Experiências de Preparação para o Trabalho
author ZUTIÃO,Patricia
author_facet ZUTIÃO,Patricia
COSTA,Carolina Severino Lopes da
LESSA,Tatiane Cristina Rodrigues
author_role author
author2 COSTA,Carolina Severino Lopes da
LESSA,Tatiane Cristina Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZUTIÃO,Patricia
COSTA,Carolina Severino Lopes da
LESSA,Tatiane Cristina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Habilidades Sociais
Formação de professores
topic Educação Especial
Habilidades Sociais
Formação de professores
description RESUMO: Este estudo teve como objetivos: a) comparar o repertório de habilidades sociais de alunos da Licenciatura em Educação Especial da UFSCar que participaram de estágio curricular obrigatório e/ou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o de alunos que não vivenciaram tais experiências; b) comparar o repertório de habilidades sociais dos alunos que trabalharam com o dos que nunca trabalharam; c) correlacionar o repertório de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas. A pesquisa ocorreu na universidade, contou com a participação de 75 alunos, com faixa etária entre 18 e 50 anos, sendo 66 do gênero feminino e nove do masculino. Os alunos responderam individualmente ou em grupo ao questionário inicial, questionário socioeconômico e Inventário de Habilidades Sociais. Foram utilizados três testes estatísticos, sendo o Teste t para comparar as habilidades sociais dos participantes que já trabalharam com o dos alunos que nunca trabalharam; o ANOVA para comparar as habilidades sociais entre os grupos; e a correlação de Pearson para verificar correlações entre as variáveis sociodemográficas e habilidades sociais. O estudo aponta melhores resultados entre os alunos que participaram de estágio com diferença estatisticamente significativa para o fator “Autoexposição a desconhecidos e situações novas” e melhor avaliação no fator “Autocontrole da agressividade” entre os que trabalharam. Assim, infere-se que as experiências práticas de estágio e PIBID têm potencial para auxiliar os alunos no aprimoramento de seu repertório de habilidades sociais. Contudo, essas contribuições poderiam ser mais robustas se tais habilidades fossem trabalhadas intencionalmente em disciplinas específicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000200261
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000200261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382418000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.2 2018
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574342152192