Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAINEZ,Débora
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: LAPLANE,Adriana Lia Friszman de, SILVA,Kelly Cristina Brandão da, BAGAROLLO,Maria Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100313
Resumo: RESUMO: O objetivo deste artigo é caracterizar a variabilidade das formas de aquisição da linguagem e analisar os meios de produção verbal, focalizando o papel da interação social. Na contramão de um modelo pautado na descrição de ausências, sintomas e desvios, adotou-se um ponto de vista dinâmico e processual na investigação da linguagem, considerando o sujeito, a sua história, seu meio social e sua condição de desenvolvimento. A pesquisa consistiu no seguimento de cinco crianças com idades entre dois e quatro anos, com queixas relacionadas à aquisição da fala. As sessões foram gravadas em vídeo e os dados foram construídos a partir da descrição do processo aquisicional envolvendo a produção das crianças em situações clínicas. Observou-se que os processos de aquisição da linguagem são entrelaçados com a história de constituição da singularidade dos sujeitos, e que os diversos fatores de caráter orgânico, psíquico e social incidem na trama do desenvolvimento linguístico e na formação da personalidade. Nas análises, chama-se atenção para o mosaico de recursos comunicacionais que se confgura ao confrontarem-se os casos e examinarem-se os componentes aquisicionais que se differenciam e se assemelham. Verificou-se que, para além de alterações de linguagem, se faz necessário focalizar os usos peculiares de recursos da linguagem.
id ABPEE-1_9933f892dbac0d199c10b404bf392003
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382022000100313
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da LinguagemDesenvolvimento infantilAquisição de linguagemInteração socialRESUMO: O objetivo deste artigo é caracterizar a variabilidade das formas de aquisição da linguagem e analisar os meios de produção verbal, focalizando o papel da interação social. Na contramão de um modelo pautado na descrição de ausências, sintomas e desvios, adotou-se um ponto de vista dinâmico e processual na investigação da linguagem, considerando o sujeito, a sua história, seu meio social e sua condição de desenvolvimento. A pesquisa consistiu no seguimento de cinco crianças com idades entre dois e quatro anos, com queixas relacionadas à aquisição da fala. As sessões foram gravadas em vídeo e os dados foram construídos a partir da descrição do processo aquisicional envolvendo a produção das crianças em situações clínicas. Observou-se que os processos de aquisição da linguagem são entrelaçados com a história de constituição da singularidade dos sujeitos, e que os diversos fatores de caráter orgânico, psíquico e social incidem na trama do desenvolvimento linguístico e na formação da personalidade. Nas análises, chama-se atenção para o mosaico de recursos comunicacionais que se confgura ao confrontarem-se os casos e examinarem-se os componentes aquisicionais que se differenciam e se assemelham. Verificou-se que, para além de alterações de linguagem, se faz necessário focalizar os usos peculiares de recursos da linguagem.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100313Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702022v28e0152info:eu-repo/semantics/openAccessDAINEZ,DéboraLAPLANE,Adriana Lia Friszman deSILVA,Kelly Cristina Brandão daBAGAROLLO,Maria Fernandapor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382022000100313Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2022-08-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem
title Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem
spellingShingle Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem
DAINEZ,Débora
Desenvolvimento infantil
Aquisição de linguagem
Interação social
title_short Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem
title_full Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem
title_fullStr Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem
title_full_unstemmed Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem
title_sort Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem
author DAINEZ,Débora
author_facet DAINEZ,Débora
LAPLANE,Adriana Lia Friszman de
SILVA,Kelly Cristina Brandão da
BAGAROLLO,Maria Fernanda
author_role author
author2 LAPLANE,Adriana Lia Friszman de
SILVA,Kelly Cristina Brandão da
BAGAROLLO,Maria Fernanda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DAINEZ,Débora
LAPLANE,Adriana Lia Friszman de
SILVA,Kelly Cristina Brandão da
BAGAROLLO,Maria Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Aquisição de linguagem
Interação social
topic Desenvolvimento infantil
Aquisição de linguagem
Interação social
description RESUMO: O objetivo deste artigo é caracterizar a variabilidade das formas de aquisição da linguagem e analisar os meios de produção verbal, focalizando o papel da interação social. Na contramão de um modelo pautado na descrição de ausências, sintomas e desvios, adotou-se um ponto de vista dinâmico e processual na investigação da linguagem, considerando o sujeito, a sua história, seu meio social e sua condição de desenvolvimento. A pesquisa consistiu no seguimento de cinco crianças com idades entre dois e quatro anos, com queixas relacionadas à aquisição da fala. As sessões foram gravadas em vídeo e os dados foram construídos a partir da descrição do processo aquisicional envolvendo a produção das crianças em situações clínicas. Observou-se que os processos de aquisição da linguagem são entrelaçados com a história de constituição da singularidade dos sujeitos, e que os diversos fatores de caráter orgânico, psíquico e social incidem na trama do desenvolvimento linguístico e na formação da personalidade. Nas análises, chama-se atenção para o mosaico de recursos comunicacionais que se confgura ao confrontarem-se os casos e examinarem-se os componentes aquisicionais que se differenciam e se assemelham. Verificou-se que, para além de alterações de linguagem, se faz necessário focalizar os usos peculiares de recursos da linguagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100313
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702022v28e0152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575141167104