Interação, cultura e a aquisição da linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/164 |
Resumo: | O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o processo inicial de aquisição da língua materna: Que elementos estão envolvidos no processo de aquisição da língua materna? Qual a importância da interação? Qual o papel dos pais, da cultura e da sociedade nesta fase inicial? O que adquirimos ao adquirir uma língua? Ao que parece, os bebês já nascem com aptidões para a fala, com aquilo que costumamos denominar de “dotes linguísticos”. No entanto, embora nasçam equipados com todo o aparato necessário para adquirirem uma língua, a interação parece ser um fator fundamental para que a aquisição da linguagem deslanche, o que significa dizer que o desempenho da criança é organizado não apenas em termos puramente biológicos, mas também de acordo com sua vida em comunidade, e, para se entender o que é adquirido, é necessário olhar as crianças tanto como organismos quanto como seres sociais. Os pais possuem um papel essencial, embora auxiliar. Porém, encarar a linguagem apenas como um ato conjunto não é suficiente. A concepção mais adotada atualmente por muitos pesquisadores é a de que a interação, o compartilhamento de conhecimentos e atenção são a base da atividade lingüística. A aquisição da linguagem é um processo socialmente distribuído. |
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