A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann,Fagner Michel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Conto,Juliana de, Bagarollo,Maria Fernanda, França,Denise Maria Vaz Romano
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100010
Resumo: O objetivo desse trabalho foi investigar, a partir do olhar da equipe educacional, as práticas pedagógicas no Ensino Médio e Ensino Profissionalizante quando tem em sala de aula alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa e a coleta de informações ocorreu a partir de uma entrevista não estruturada com dois professores, dois pedagogos e um intérprete de Libras que atuam na educação de três alunos surdos do ensino regular. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual, considerada referência para educação de surdos, de uma cidade de médio porte do interior do Paraná. O conjunto de dados foi dividido em eixos temáticos e analisados a partir do conteúdo. Os eixos temáticos norteadores da discussão são: aspectos positivos e negativos - inclusão do aluno surdo no ensino regular; metodologias de ensino usadas em sala de aula com o aluno surdo; o intérprete de Libras na escola regular. Conclui-se que a inclusão do aluno surdo está sendo realizada, mas que essa inclusão não está garantindo o acesso às aprendizagens, pois há dificuldades de comunicação entre professor e aluno surdo, falta de conhecimento sobre a surdez e adaptações metodológicas isoladas na sala de aula. Espera-se que esse estudo movimente discussões acerca da inclusão do aluno surdo no ensino regular, possibilitando a essa população um ensino que respeite a peculiaridade da surdez e dê condições para que esses sujeitos se desenvolvam e participem efetivamente do meio social em que vivem.
id ABPEE-1_a74495b6be2cc084242d78fc4b86ae32
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382014000100010
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadoresEducação EspecialSurdezInclusão EducacionalEnsino MédioO objetivo desse trabalho foi investigar, a partir do olhar da equipe educacional, as práticas pedagógicas no Ensino Médio e Ensino Profissionalizante quando tem em sala de aula alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa e a coleta de informações ocorreu a partir de uma entrevista não estruturada com dois professores, dois pedagogos e um intérprete de Libras que atuam na educação de três alunos surdos do ensino regular. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual, considerada referência para educação de surdos, de uma cidade de médio porte do interior do Paraná. O conjunto de dados foi dividido em eixos temáticos e analisados a partir do conteúdo. Os eixos temáticos norteadores da discussão são: aspectos positivos e negativos - inclusão do aluno surdo no ensino regular; metodologias de ensino usadas em sala de aula com o aluno surdo; o intérprete de Libras na escola regular. Conclui-se que a inclusão do aluno surdo está sendo realizada, mas que essa inclusão não está garantindo o acesso às aprendizagens, pois há dificuldades de comunicação entre professor e aluno surdo, falta de conhecimento sobre a surdez e adaptações metodológicas isoladas na sala de aula. Espera-se que esse estudo movimente discussões acerca da inclusão do aluno surdo no ensino regular, possibilitando a essa população um ensino que respeite a peculiaridade da surdez e dê condições para que esses sujeitos se desenvolvam e participem efetivamente do meio social em que vivem.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100010Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.1 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMallmann,Fagner MichelConto,Juliana deBagarollo,Maria FernandaFrança,Denise Maria Vaz Romanopor2014-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000100010Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2014-04-15T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores
title A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores
spellingShingle A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores
Mallmann,Fagner Michel
Educação Especial
Surdez
Inclusão Educacional
Ensino Médio
title_short A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores
title_full A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores
title_fullStr A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores
title_full_unstemmed A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores
title_sort A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores
author Mallmann,Fagner Michel
author_facet Mallmann,Fagner Michel
Conto,Juliana de
Bagarollo,Maria Fernanda
França,Denise Maria Vaz Romano
author_role author
author2 Conto,Juliana de
Bagarollo,Maria Fernanda
França,Denise Maria Vaz Romano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann,Fagner Michel
Conto,Juliana de
Bagarollo,Maria Fernanda
França,Denise Maria Vaz Romano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Surdez
Inclusão Educacional
Ensino Médio
topic Educação Especial
Surdez
Inclusão Educacional
Ensino Médio
description O objetivo desse trabalho foi investigar, a partir do olhar da equipe educacional, as práticas pedagógicas no Ensino Médio e Ensino Profissionalizante quando tem em sala de aula alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa e a coleta de informações ocorreu a partir de uma entrevista não estruturada com dois professores, dois pedagogos e um intérprete de Libras que atuam na educação de três alunos surdos do ensino regular. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual, considerada referência para educação de surdos, de uma cidade de médio porte do interior do Paraná. O conjunto de dados foi dividido em eixos temáticos e analisados a partir do conteúdo. Os eixos temáticos norteadores da discussão são: aspectos positivos e negativos - inclusão do aluno surdo no ensino regular; metodologias de ensino usadas em sala de aula com o aluno surdo; o intérprete de Libras na escola regular. Conclui-se que a inclusão do aluno surdo está sendo realizada, mas que essa inclusão não está garantindo o acesso às aprendizagens, pois há dificuldades de comunicação entre professor e aluno surdo, falta de conhecimento sobre a surdez e adaptações metodológicas isoladas na sala de aula. Espera-se que esse estudo movimente discussões acerca da inclusão do aluno surdo no ensino regular, possibilitando a essa população um ensino que respeite a peculiaridade da surdez e dê condições para que esses sujeitos se desenvolvam e participem efetivamente do meio social em que vivem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382014000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.1 2014
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573843030016