Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graff, Patrícia
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000pdt2
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1963
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
id UFSM_6d37a247402803c1f76970fadb1f3f75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1963
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticasInclusion of deaf students: management of linguistic differencesInclusãoSurdezEducação especialGestão escolarMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.The present work is a monographic study, whose locus of research is in the path of two deaf students, included in a class of 1st grade of a public high school and referrals – by school – with their schooling. There is also the contemplation – or not –of their rights in the documents governing the school, to ensure the fulfillment of their needs according to legal prerogatives. As tools for the development of this research, one have been explored - especially - As tools for the development of this research have been explored - mostly - observations of everyday school life, by the use of semi-structured interviews - As tools for the development of this research have been explored - mostly - observations of everyday school life, with the advantage of semistructured interviews - along with three teachers who work in the classroom where deaf students are enrolled and education coordination - and document analysis – PPP of the school -, in accordance with national legislation that addresses the issue. At the end of the research was possible to see that the reality of the school already shows some indicatives of actions directed to deaf students, built over a year of collaborative work which involved regular education teachers, educational interpreter and coordinating education. However, one is aware that much remains to be done, towards the right conditions for teaching and learning and, therefore, stronger partnerships between the professionals who work front of deaf students and their colleagues have yet to be established and common goals / sets need to be constructed for us to approach those so called students and cover their uniqueness, with the aim of constructing meaningful learning for them.O presente trabalho se constitui de um estudo monográfico, cujo lócus de pesquisa se encontra na trajetória de dois alunos surdos, incluídos em uma turma de 1º ano de uma escola de Ensino Médio e os encaminhamentos realizados – pela escola – junto a sua escolarização. Verifica-se, também, a contemplação – ou não – de seus direitos nos documentos que regem a vida escolar, a fim de garantir o atendimento de suas necessidades conforme prerrogativas legais. Como ferramentas para o desenvolvimento desta investigação, foram exploradas – principalmente – observações do cotidiano escolar, contando ainda com entrevistas semi-estruturadas – junto a três professores que atuam na turma em que os alunos surdos se encontram matriculados e coordenação pedagógica – e análise documental – do PPP da escola –, de acordo com a legislação nacional que contempla a temática. Ao final da pesquisa foi possível perceber que a realidade escolar estudada já apresenta alguns indicativos de ações voltadas aos alunos surdos, construídos ao longo de um ano de trabalho colaborativo entre professor do ensino regular, intérprete educacional e coordenação pedagógica. No entanto, tem-se consciência de que ainda há muito a ser feito, rumo às condições adequadas de ensino-aprendizagem e, para tanto, parcerias mais sólidas entre os profissionais que atuam frente aos alunos surdos e seus colegas, ainda precisam ser estabelecidas e objetivos comuns/conjuntos construídos, para que nos aproximemos deste ser chamado aluno, a fim de considerá-lo em toda a sua singularidade, com a finalidade de construir aprendizagens significativas para ele.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoBrancher, Vantoir RobertoGraff, Patrícia2016-08-05T12:57:15Z2016-08-05T12:57:15Z2010-08-022010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1963ark:/26339/001300000pdt2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
Inclusion of deaf students: management of linguistic differences
title Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
spellingShingle Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
Graff, Patrícia
Inclusão
Surdez
Educação especial
Gestão escolar
title_short Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
title_full Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
title_fullStr Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
title_full_unstemmed Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
title_sort Inclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticas
author Graff, Patrícia
author_facet Graff, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brancher, Vantoir Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Graff, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Surdez
Educação especial
Gestão escolar
topic Inclusão
Surdez
Educação especial
Gestão escolar
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-02
2010
2016-08-05T12:57:15Z
2016-08-05T12:57:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1963
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000pdt2
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1963
identifier_str_mv ark:/26339/001300000pdt2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172372940980224