Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300377 |
Resumo: | RESUMO: o estudo avaliou os efeitos do primeiro ano de Intervenção Comportamental Intensiva no desenvolvimento de 9 crianças com autismo, com idades entre 1 ano e 3 meses e 2 anos e 11 meses, atendidas por um centro brasileiro especializado. A intervenção, conduzida por aproximadamente 15 horas semanais, foi realizada na residência dos participantes por meio da capacitação dos cuidadores. As crianças foram avaliadas pelo Psychoeducational Profile-Revised - PEP-R e pelo Inventário Portage Operacionalizado- IPO, no início e ao término da intervenção. Os dados foram analisados individualmente e os resultados indicaram ganhos no desenvolvimento de todas as crianças, embora em graus variados. |
id |
ABPEE-1_abc405db38c5af25e500f87092558b42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382017000300377 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de CuidadoresEducação EspecialAutismoAnálise ComportamentalEstimulação PrecoceCuidadorRESUMO: o estudo avaliou os efeitos do primeiro ano de Intervenção Comportamental Intensiva no desenvolvimento de 9 crianças com autismo, com idades entre 1 ano e 3 meses e 2 anos e 11 meses, atendidas por um centro brasileiro especializado. A intervenção, conduzida por aproximadamente 15 horas semanais, foi realizada na residência dos participantes por meio da capacitação dos cuidadores. As crianças foram avaliadas pelo Psychoeducational Profile-Revised - PEP-R e pelo Inventário Portage Operacionalizado- IPO, no início e ao término da intervenção. Os dados foram analisados individualmente e os resultados indicaram ganhos no desenvolvimento de todas as crianças, embora em graus variados.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2017-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300377Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.3 2017reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382317000300005info:eu-repo/semantics/openAccessGOMES,Camila Graciella SantosSOUZA,Deisy das Graças deSILVEIRA,Analice DutraOLIVEIRA,Ianaiara Marpratespor2017-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382017000300377Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2017-10-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores |
title |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores |
spellingShingle |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores GOMES,Camila Graciella Santos Educação Especial Autismo Análise Comportamental Estimulação Precoce Cuidador |
title_short |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores |
title_full |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores |
title_fullStr |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores |
title_full_unstemmed |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores |
title_sort |
Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores |
author |
GOMES,Camila Graciella Santos |
author_facet |
GOMES,Camila Graciella Santos SOUZA,Deisy das Graças de SILVEIRA,Analice Dutra OLIVEIRA,Ianaiara Marprates |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA,Deisy das Graças de SILVEIRA,Analice Dutra OLIVEIRA,Ianaiara Marprates |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES,Camila Graciella Santos SOUZA,Deisy das Graças de SILVEIRA,Analice Dutra OLIVEIRA,Ianaiara Marprates |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Autismo Análise Comportamental Estimulação Precoce Cuidador |
topic |
Educação Especial Autismo Análise Comportamental Estimulação Precoce Cuidador |
description |
RESUMO: o estudo avaliou os efeitos do primeiro ano de Intervenção Comportamental Intensiva no desenvolvimento de 9 crianças com autismo, com idades entre 1 ano e 3 meses e 2 anos e 11 meses, atendidas por um centro brasileiro especializado. A intervenção, conduzida por aproximadamente 15 horas semanais, foi realizada na residência dos participantes por meio da capacitação dos cuidadores. As crianças foram avaliadas pelo Psychoeducational Profile-Revised - PEP-R e pelo Inventário Portage Operacionalizado- IPO, no início e ao término da intervenção. Os dados foram analisados individualmente e os resultados indicaram ganhos no desenvolvimento de todas as crianças, embora em graus variados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300377 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-65382317000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.3 2017 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574285529088 |