Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GOMES,Camila Graciella Santos, SILVEIRA,Analice Dutra, OLIVEIRA,Ianaiara Marprates, CASTRO,Robson Cardinali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300389
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo de caso único é descrever e avaliar a aplicação de um modelo de Intervenção Comportamental Intensiva, realizado por meio da capacitação dos cuidadores, com uma criança com autismo gravemente comprometida e não falante. A intervenção ocorreu por 40 horas semanais em ambiente domiciliar e escolar, ao longo de cinco anos consecutivos. Instrumentos padronizados foram utilizados para medir o desenvolvimento da criança. Os resultados gerais indicaram ganhos no desenvolvimento da criança e a viabilidade da capacitação dos cuidadores para esse tipo de intervenção.
id ABPEE-1_574634f0c8adfbcc7a139b92052f692c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382019000300389
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com AutismoAutismoEducação EspecialCuidadoresAnálise do Comportamento AplicadaIntervenção intensivaRESUMO O objetivo deste estudo de caso único é descrever e avaliar a aplicação de um modelo de Intervenção Comportamental Intensiva, realizado por meio da capacitação dos cuidadores, com uma criança com autismo gravemente comprometida e não falante. A intervenção ocorreu por 40 horas semanais em ambiente domiciliar e escolar, ao longo de cinco anos consecutivos. Instrumentos padronizados foram utilizados para medir o desenvolvimento da criança. Os resultados gerais indicaram ganhos no desenvolvimento da criança e a viabilidade da capacitação dos cuidadores para esse tipo de intervenção.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300389Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.3 2019reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382519000300003info:eu-repo/semantics/openAccessANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção MontezumaGOMES,Camila Graciella SantosSILVEIRA,Analice DutraOLIVEIRA,Ianaiara MarpratesCASTRO,Robson Cardinalipor2019-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382019000300389Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2019-09-10T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
title Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
spellingShingle Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma
Autismo
Educação Especial
Cuidadores
Análise do Comportamento Aplicada
Intervenção intensiva
title_short Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
title_full Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
title_fullStr Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
title_full_unstemmed Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
title_sort Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
author ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma
author_facet ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma
GOMES,Camila Graciella Santos
SILVEIRA,Analice Dutra
OLIVEIRA,Ianaiara Marprates
CASTRO,Robson Cardinali
author_role author
author2 GOMES,Camila Graciella Santos
SILVEIRA,Analice Dutra
OLIVEIRA,Ianaiara Marprates
CASTRO,Robson Cardinali
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma
GOMES,Camila Graciella Santos
SILVEIRA,Analice Dutra
OLIVEIRA,Ianaiara Marprates
CASTRO,Robson Cardinali
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação Especial
Cuidadores
Análise do Comportamento Aplicada
Intervenção intensiva
topic Autismo
Educação Especial
Cuidadores
Análise do Comportamento Aplicada
Intervenção intensiva
description RESUMO O objetivo deste estudo de caso único é descrever e avaliar a aplicação de um modelo de Intervenção Comportamental Intensiva, realizado por meio da capacitação dos cuidadores, com uma criança com autismo gravemente comprometida e não falante. A intervenção ocorreu por 40 horas semanais em ambiente domiciliar e escolar, ao longo de cinco anos consecutivos. Instrumentos padronizados foram utilizados para medir o desenvolvimento da criança. Os resultados gerais indicaram ganhos no desenvolvimento da criança e a viabilidade da capacitação dos cuidadores para esse tipo de intervenção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300389
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382519000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.3 2019
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574692376576