Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL,Cristiane Soares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: FALCKE,Denise, MARIN,Angela Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100323
Resumo: RESUMO: Na infância, a presença do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode indicar um desafio para os principais ambientes de desenvolvimento da criança, tais como a família e a escola, especialmente quanto às necessidades inclusivas de socialização e aprendizagem. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a família e a escola no contexto da inclusão de crianças com TEA. Trata-se de uma proposta de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e corte transversal, da qual participaram mães, pais e professoras de quatro crianças com TEA. Os participantes responderam a um questionário de dados sociodemográficos e a uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo revelou preocupações, dificuldades, conquistas e perspectivas futuras no âmbito da inclusão. Tais achados são discutidos com vistas a contribuir para uma reflexão sobre a importância da relação família-escola no contexto do TEA, bem como da integração com diferentes recursos propulsores do desenvolvimento, a fim de fundamentar um trabalho colaborativo e em prol da educação inclusiva.
id ABPEE-1_c112f6151c14194ec0a7667e4cb6f4e3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382021000100323
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e ProfessorasTranstorno do Espectro AutistaRelação família-escolaInclusão escolarRESUMO: Na infância, a presença do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode indicar um desafio para os principais ambientes de desenvolvimento da criança, tais como a família e a escola, especialmente quanto às necessidades inclusivas de socialização e aprendizagem. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a família e a escola no contexto da inclusão de crianças com TEA. Trata-se de uma proposta de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e corte transversal, da qual participaram mães, pais e professoras de quatro crianças com TEA. Os participantes responderam a um questionário de dados sociodemográficos e a uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo revelou preocupações, dificuldades, conquistas e perspectivas futuras no âmbito da inclusão. Tais achados são discutidos com vistas a contribuir para uma reflexão sobre a importância da relação família-escola no contexto do TEA, bem como da integração com diferentes recursos propulsores do desenvolvimento, a fim de fundamentar um trabalho colaborativo e em prol da educação inclusiva.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100323Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702021v27e0156info:eu-repo/semantics/openAccessCABRAL,Cristiane SoaresFALCKE,DeniseMARIN,Angela Helenapor2021-07-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382021000100323Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2021-07-20T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras
title Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras
spellingShingle Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras
CABRAL,Cristiane Soares
Transtorno do Espectro Autista
Relação família-escola
Inclusão escolar
title_short Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras
title_full Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras
title_fullStr Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras
title_full_unstemmed Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras
title_sort Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras
author CABRAL,Cristiane Soares
author_facet CABRAL,Cristiane Soares
FALCKE,Denise
MARIN,Angela Helena
author_role author
author2 FALCKE,Denise
MARIN,Angela Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL,Cristiane Soares
FALCKE,Denise
MARIN,Angela Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Relação família-escola
Inclusão escolar
topic Transtorno do Espectro Autista
Relação família-escola
Inclusão escolar
description RESUMO: Na infância, a presença do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode indicar um desafio para os principais ambientes de desenvolvimento da criança, tais como a família e a escola, especialmente quanto às necessidades inclusivas de socialização e aprendizagem. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a família e a escola no contexto da inclusão de crianças com TEA. Trata-se de uma proposta de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e corte transversal, da qual participaram mães, pais e professoras de quatro crianças com TEA. Os participantes responderam a um questionário de dados sociodemográficos e a uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo revelou preocupações, dificuldades, conquistas e perspectivas futuras no âmbito da inclusão. Tais achados são discutidos com vistas a contribuir para uma reflexão sobre a importância da relação família-escola no contexto do TEA, bem como da integração com diferentes recursos propulsores do desenvolvimento, a fim de fundamentar um trabalho colaborativo e em prol da educação inclusiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100323
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702021v27e0156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575058329600