Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA,Martony Demes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SOARES,André Castelo Branco, BENITEZ,Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100051
Resumo: RESUMO: Uma forma viável de sistematização e personalização da intervenção delineada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ser por meio de recursos computacionais. Assim sendo, este estudo teve como objetivo elaborar um ambiente digital denominado como mTEA para aplicação de programas de ensino por tentativas discretas, fundamentados na perspectiva comportamental, assim como avaliar o uso do mTEA, em relação à elaboração e à aplicação das atividades por duas profissionais com estudantes com TEA. Participaram duas profissionais e cinco crianças com TEA. O procedimento foi organizado da seguinte forma: desenvolvimento do sistema; na sequência, as duas profissionais elaboraram e aplicaram as atividades com cinco estudantes com TEA e responderam a um questionário sobre o uso do mTEA. Os resultados foram agrupados em relação ao desempenho dos estudantes com TEA nas atividades e ao uso do sistema pelas profissionais. Os resultados identificaram que o mTEA atingiu o objetivo proposto para personalizar as atividades propostas em cada currículo de ensino de cada estudante, apesar de ainda carecer de melhorias a serem implantadas futuramente.
id ABPEE-1_c7e8f61037798dfc38d2401574b4f1a8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382020000100051
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com AutismoAutismoAnálise do comportamento aplicadaEquipe profissional interdisciplinarRESUMO: Uma forma viável de sistematização e personalização da intervenção delineada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ser por meio de recursos computacionais. Assim sendo, este estudo teve como objetivo elaborar um ambiente digital denominado como mTEA para aplicação de programas de ensino por tentativas discretas, fundamentados na perspectiva comportamental, assim como avaliar o uso do mTEA, em relação à elaboração e à aplicação das atividades por duas profissionais com estudantes com TEA. Participaram duas profissionais e cinco crianças com TEA. O procedimento foi organizado da seguinte forma: desenvolvimento do sistema; na sequência, as duas profissionais elaboraram e aplicaram as atividades com cinco estudantes com TEA e responderam a um questionário sobre o uso do mTEA. Os resultados foram agrupados em relação ao desempenho dos estudantes com TEA nas atividades e ao uso do sistema pelas profissionais. Os resultados identificaram que o mTEA atingiu o objetivo proposto para personalizar as atividades propostas em cada currículo de ensino de cada estudante, apesar de ainda carecer de melhorias a serem implantadas futuramente.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100051Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.1 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382620000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA,Martony Demes daSOARES,André Castelo BrancoBENITEZ,Priscilapor2020-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000100051Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-02-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo
title Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo
spellingShingle Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo
SILVA,Martony Demes da
Autismo
Análise do comportamento aplicada
Equipe profissional interdisciplinar
title_short Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo
title_full Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo
title_fullStr Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo
title_full_unstemmed Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo
title_sort Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo
author SILVA,Martony Demes da
author_facet SILVA,Martony Demes da
SOARES,André Castelo Branco
BENITEZ,Priscila
author_role author
author2 SOARES,André Castelo Branco
BENITEZ,Priscila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA,Martony Demes da
SOARES,André Castelo Branco
BENITEZ,Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Análise do comportamento aplicada
Equipe profissional interdisciplinar
topic Autismo
Análise do comportamento aplicada
Equipe profissional interdisciplinar
description RESUMO: Uma forma viável de sistematização e personalização da intervenção delineada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ser por meio de recursos computacionais. Assim sendo, este estudo teve como objetivo elaborar um ambiente digital denominado como mTEA para aplicação de programas de ensino por tentativas discretas, fundamentados na perspectiva comportamental, assim como avaliar o uso do mTEA, em relação à elaboração e à aplicação das atividades por duas profissionais com estudantes com TEA. Participaram duas profissionais e cinco crianças com TEA. O procedimento foi organizado da seguinte forma: desenvolvimento do sistema; na sequência, as duas profissionais elaboraram e aplicaram as atividades com cinco estudantes com TEA e responderam a um questionário sobre o uso do mTEA. Os resultados foram agrupados em relação ao desempenho dos estudantes com TEA nas atividades e ao uso do sistema pelas profissionais. Os resultados identificaram que o mTEA atingiu o objetivo proposto para personalizar as atividades propostas em cada currículo de ensino de cada estudante, apesar de ainda carecer de melhorias a serem implantadas futuramente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100051
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382620000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.1 2020
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574733271040