Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES,Betania Jacob Stange
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: GIL,Maria Stella Coutinho de Alcantara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200203
Resumo: RESUMO este estudo teve por objetivo verificar se mães de crianças com deficiência visual identificam características e comportamentos comuns àquelas com altas habilidades/superdotação. Participaram deste estudo três mães, com idade entre 37 a 46 anos, com nível educacional igual ou superior ao Ensino Fundamental completo. O estudo foi realizado na sede de uma Organização Não Governamental que atende pessoas com deficiência visual em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram empregados na coleta de dados: Ficha de Identificação e Caracterização de Pais; Formulário de Identificação de Indicadores de altas habilidades/superdotação; Subtestes das Escalas Verbais, das Escalas Wechsler de Inteligência (WISC III), adaptadas para pessoas com deficiência visual. Foi elaborada uma planilha com as características da Teoria dos Três Anéis, de Renzulli, e analisadas as respostas das mães a partir desta Escala de Indicadores, comparada com os resultados dos subtestes das Escalas Verbais do WISK III, adaptada para pessoas com deficiência visual. A escolha das mães indica que estes têm altas expectativas em relação às potencialidades de seus filhos. A despeito da deficiência visual das crianças, as mães consideram seus filhos plenamente capazes. Os resultados permitem a discussão da possível dupla excepcionalidade decorrente da associação da deficiência visual com altas habilidades/superdotação.
id ABPEE-1_ec6c099494011f0e566e6e1d0309bcce
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382016000200203
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência VisualEducação EspecialAltas Habilidades/SuperdotaçãoDeficiência VisualRESUMO este estudo teve por objetivo verificar se mães de crianças com deficiência visual identificam características e comportamentos comuns àquelas com altas habilidades/superdotação. Participaram deste estudo três mães, com idade entre 37 a 46 anos, com nível educacional igual ou superior ao Ensino Fundamental completo. O estudo foi realizado na sede de uma Organização Não Governamental que atende pessoas com deficiência visual em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram empregados na coleta de dados: Ficha de Identificação e Caracterização de Pais; Formulário de Identificação de Indicadores de altas habilidades/superdotação; Subtestes das Escalas Verbais, das Escalas Wechsler de Inteligência (WISC III), adaptadas para pessoas com deficiência visual. Foi elaborada uma planilha com as características da Teoria dos Três Anéis, de Renzulli, e analisadas as respostas das mães a partir desta Escala de Indicadores, comparada com os resultados dos subtestes das Escalas Verbais do WISK III, adaptada para pessoas com deficiência visual. A escolha das mães indica que estes têm altas expectativas em relação às potencialidades de seus filhos. A despeito da deficiência visual das crianças, as mães consideram seus filhos plenamente capazes. Os resultados permitem a discussão da possível dupla excepcionalidade decorrente da associação da deficiência visual com altas habilidades/superdotação.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200203Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.2 2016reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382216000200005info:eu-repo/semantics/openAccessLOPES,Betania Jacob StangeGIL,Maria Stella Coutinho de Alcantarapor2016-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382016000200203Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-07-19T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual
title Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual
spellingShingle Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual
LOPES,Betania Jacob Stange
Educação Especial
Altas Habilidades/Superdotação
Deficiência Visual
title_short Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual
title_full Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual
title_fullStr Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual
title_full_unstemmed Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual
title_sort Altas Habilidades/Superdotação Percebidas pelas Mães nos Seus Filhos com Deficiência Visual
author LOPES,Betania Jacob Stange
author_facet LOPES,Betania Jacob Stange
GIL,Maria Stella Coutinho de Alcantara
author_role author
author2 GIL,Maria Stella Coutinho de Alcantara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES,Betania Jacob Stange
GIL,Maria Stella Coutinho de Alcantara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Altas Habilidades/Superdotação
Deficiência Visual
topic Educação Especial
Altas Habilidades/Superdotação
Deficiência Visual
description RESUMO este estudo teve por objetivo verificar se mães de crianças com deficiência visual identificam características e comportamentos comuns àquelas com altas habilidades/superdotação. Participaram deste estudo três mães, com idade entre 37 a 46 anos, com nível educacional igual ou superior ao Ensino Fundamental completo. O estudo foi realizado na sede de uma Organização Não Governamental que atende pessoas com deficiência visual em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram empregados na coleta de dados: Ficha de Identificação e Caracterização de Pais; Formulário de Identificação de Indicadores de altas habilidades/superdotação; Subtestes das Escalas Verbais, das Escalas Wechsler de Inteligência (WISC III), adaptadas para pessoas com deficiência visual. Foi elaborada uma planilha com as características da Teoria dos Três Anéis, de Renzulli, e analisadas as respostas das mães a partir desta Escala de Indicadores, comparada com os resultados dos subtestes das Escalas Verbais do WISK III, adaptada para pessoas com deficiência visual. A escolha das mães indica que estes têm altas expectativas em relação às potencialidades de seus filhos. A despeito da deficiência visual das crianças, as mães consideram seus filhos plenamente capazes. Os resultados permitem a discussão da possível dupla excepcionalidade decorrente da associação da deficiência visual com altas habilidades/superdotação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382216000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.2 2016
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573941596160