GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal'Igna, Maria Cláudia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Scherer, Renata Porcher, Cruz, Éderson da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48941
Resumo: Este artigo apresenta e discute os resultados de uma análise realizada a partir da produção acadêmica de uma importante associação de pesquisa em educação do Brasil, a ANPEd, desenvolvida por pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao GT 23: Gênero, Sexualidade e Educação. Tal análise foi elaborada para subsidiar pesquisas vinculadas a um Programa de Pós-Graduação em Educação. A partir dessa produção, tomando como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Foucaultianos, o presente artigo examina 25 trabalhos apresentados em reuniões anuais, entre 2004 e 2014. Essa análise possibilita refletir sobre os modos como gênero e sexualidade são abordados ao focalizar a formação de professores, e oferece contribuições para que se possa construir e delimitar futuros problemas de pesquisa sobre esses temas.Palavras-chave: gênero; sexualidade; formação de professores; ANPEd. 
id UFG-3_954077bdd076d8987746a64da9d99506
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48941
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPEDgênerosexualidadeformação de professoresANPEd.Este artigo apresenta e discute os resultados de uma análise realizada a partir da produção acadêmica de uma importante associação de pesquisa em educação do Brasil, a ANPEd, desenvolvida por pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao GT 23: Gênero, Sexualidade e Educação. Tal análise foi elaborada para subsidiar pesquisas vinculadas a um Programa de Pós-Graduação em Educação. A partir dessa produção, tomando como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Foucaultianos, o presente artigo examina 25 trabalhos apresentados em reuniões anuais, entre 2004 e 2014. Essa análise possibilita refletir sobre os modos como gênero e sexualidade são abordados ao focalizar a formação de professores, e oferece contribuições para que se possa construir e delimitar futuros problemas de pesquisa sobre esses temas.Palavras-chave: gênero; sexualidade; formação de professores; ANPEd. Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4894110.5216/ia.v42i3.48941Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 632-655Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 632-655Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 632-6551981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48941/26069Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDal'Igna, Maria CláudiaScherer, Renata PorcherCruz, Éderson da2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48941Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:47.651346Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
title GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
spellingShingle GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
Dal'Igna, Maria Cláudia
gênero
sexualidade
formação de professores
ANPEd.
title_short GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
title_full GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
title_fullStr GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
title_full_unstemmed GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
title_sort GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
author Dal'Igna, Maria Cláudia
author_facet Dal'Igna, Maria Cláudia
Scherer, Renata Porcher
Cruz, Éderson da
author_role author
author2 Scherer, Renata Porcher
Cruz, Éderson da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal'Igna, Maria Cláudia
Scherer, Renata Porcher
Cruz, Éderson da
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
sexualidade
formação de professores
ANPEd.
topic gênero
sexualidade
formação de professores
ANPEd.
description Este artigo apresenta e discute os resultados de uma análise realizada a partir da produção acadêmica de uma importante associação de pesquisa em educação do Brasil, a ANPEd, desenvolvida por pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao GT 23: Gênero, Sexualidade e Educação. Tal análise foi elaborada para subsidiar pesquisas vinculadas a um Programa de Pós-Graduação em Educação. A partir dessa produção, tomando como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Foucaultianos, o presente artigo examina 25 trabalhos apresentados em reuniões anuais, entre 2004 e 2014. Essa análise possibilita refletir sobre os modos como gênero e sexualidade são abordados ao focalizar a formação de professores, e oferece contribuições para que se possa construir e delimitar futuros problemas de pesquisa sobre esses temas.Palavras-chave: gênero; sexualidade; formação de professores; ANPEd. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48941
10.5216/ia.v42i3.48941
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48941
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i3.48941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48941/26069
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 632-655
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 632-655
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 632-655
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763117559808