A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100309 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo, de natureza teórico-conceitual, ancora-se na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e tem por objetivo compreender o papel da brincadeira de papéis sociais e das atividades produtivas na formação de capacidades psíquicas necessárias à atividade de estudo, atividade guia da idade escolar. É por meio dessa atividade que as crianças se apropriam das formas mais elaboradas de conhecimento da realidade criadas pelo gênero humano, expressas nas ciências, na filosofia e nas artes, possibilitando-as desenvolver uma importante neoformação, o pensamento teórico. Como resultados, evidencia-se que na brincadeira de papéis as crianças reproduzem as relações sociais existentes entre os homens e, no interior dessa atividade, é desenvolvido o autodomínio da conduta e a imaginação. Já as atividades produtivas são realizadas visando a um determinado resultado e, nesse processo, são desenvolvidas importantes capacidades psíquicas, como a análise e planejamento. Todas essas capacidades são imprescindíveis ao pensamento teórico. |
id |
ABRAPEE-1_012655c16103eb4db738418921ba4991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572020000100309 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDObrincadeira de papéisatividade de estudopsicologia histórico-culturalRESUMO O presente estudo, de natureza teórico-conceitual, ancora-se na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e tem por objetivo compreender o papel da brincadeira de papéis sociais e das atividades produtivas na formação de capacidades psíquicas necessárias à atividade de estudo, atividade guia da idade escolar. É por meio dessa atividade que as crianças se apropriam das formas mais elaboradas de conhecimento da realidade criadas pelo gênero humano, expressas nas ciências, na filosofia e nas artes, possibilitando-as desenvolver uma importante neoformação, o pensamento teórico. Como resultados, evidencia-se que na brincadeira de papéis as crianças reproduzem as relações sociais existentes entre os homens e, no interior dessa atividade, é desenvolvido o autodomínio da conduta e a imaginação. Já as atividades produtivas são realizadas visando a um determinado resultado e, nesse processo, são desenvolvidas importantes capacidades psíquicas, como a análise e planejamento. Todas essas capacidades são imprescindíveis ao pensamento teórico.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100309Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020215280info:eu-repo/semantics/openAccessCarbonieri,JulianaEidt,Nadia MaraMagalhães,Cassianapor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100309Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO |
title |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO |
spellingShingle |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO Carbonieri,Juliana brincadeira de papéis atividade de estudo psicologia histórico-cultural |
title_short |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO |
title_full |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO |
title_fullStr |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO |
title_full_unstemmed |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO |
title_sort |
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A GESTAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO |
author |
Carbonieri,Juliana |
author_facet |
Carbonieri,Juliana Eidt,Nadia Mara Magalhães,Cassiana |
author_role |
author |
author2 |
Eidt,Nadia Mara Magalhães,Cassiana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carbonieri,Juliana Eidt,Nadia Mara Magalhães,Cassiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincadeira de papéis atividade de estudo psicologia histórico-cultural |
topic |
brincadeira de papéis atividade de estudo psicologia histórico-cultural |
description |
RESUMO O presente estudo, de natureza teórico-conceitual, ancora-se na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e tem por objetivo compreender o papel da brincadeira de papéis sociais e das atividades produtivas na formação de capacidades psíquicas necessárias à atividade de estudo, atividade guia da idade escolar. É por meio dessa atividade que as crianças se apropriam das formas mais elaboradas de conhecimento da realidade criadas pelo gênero humano, expressas nas ciências, na filosofia e nas artes, possibilitando-as desenvolver uma importante neoformação, o pensamento teórico. Como resultados, evidencia-se que na brincadeira de papéis as crianças reproduzem as relações sociais existentes entre os homens e, no interior dessa atividade, é desenvolvido o autodomínio da conduta e a imaginação. Já as atividades produtivas são realizadas visando a um determinado resultado e, nesse processo, são desenvolvidas importantes capacidades psíquicas, como a análise e planejamento. Todas essas capacidades são imprescindíveis ao pensamento teórico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100309 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392020215280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607373344768 |