Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo,Mariana Coralina do
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Polydoro,Soely Aparecida Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200005
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar a integração ao Ensino Superior de universitários de um curso de Pedagogia e verificar se houve variação de acordo com a situação acadêmica, faixa etária e situação de trabalho. A coleta de dados foi coletiva e incluiu o preenchimento do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA) por 68 estudantes matriculados na primeira ou última série do curso. Quanto à situação acadêmica, foram encontradas diferenças significativas em 15 subescalas, sendo sempre favorável aos concluintes. A faixa etária dos ingressantes diferenciou significativamente sua integração em três subescalas. A percepção pessoal de competência foi significativamente diferente ao se considerar a situação de trabalho dos ingressantes. A faixa etária dos ingressantes diferenciou significativamente sua integração em duas subescalas. As análises expostas confirmam que a integração ao Ensino Superior é um fenômeno multifacetado e inserido em uma rede de inter-relações que envolvem as características dos estudantes.
id ABRAPEE-1_029415e44c9cbc1444471b18802c25bc
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572010000200005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Integração ao Ensino Superior em um curso de PedagogiaEstudantes universitáriosensino superiorintegraçãoEste trabalho teve como objetivo analisar e comparar a integração ao Ensino Superior de universitários de um curso de Pedagogia e verificar se houve variação de acordo com a situação acadêmica, faixa etária e situação de trabalho. A coleta de dados foi coletiva e incluiu o preenchimento do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA) por 68 estudantes matriculados na primeira ou última série do curso. Quanto à situação acadêmica, foram encontradas diferenças significativas em 15 subescalas, sendo sempre favorável aos concluintes. A faixa etária dos ingressantes diferenciou significativamente sua integração em três subescalas. A percepção pessoal de competência foi significativamente diferente ao se considerar a situação de trabalho dos ingressantes. A faixa etária dos ingressantes diferenciou significativamente sua integração em duas subescalas. As análises expostas confirmam que a integração ao Ensino Superior é um fenômeno multifacetado e inserido em uma rede de inter-relações que envolvem as características dos estudantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200005Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000200005info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo,Mariana Coralina doPolydoro,Soely Aparecida Jorgepor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia
title Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia
spellingShingle Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia
Carmo,Mariana Coralina do
Estudantes universitários
ensino superior
integração
title_short Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia
title_full Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia
title_fullStr Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia
title_sort Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia
author Carmo,Mariana Coralina do
author_facet Carmo,Mariana Coralina do
Polydoro,Soely Aparecida Jorge
author_role author
author2 Polydoro,Soely Aparecida Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo,Mariana Coralina do
Polydoro,Soely Aparecida Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
ensino superior
integração
topic Estudantes universitários
ensino superior
integração
description Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar a integração ao Ensino Superior de universitários de um curso de Pedagogia e verificar se houve variação de acordo com a situação acadêmica, faixa etária e situação de trabalho. A coleta de dados foi coletiva e incluiu o preenchimento do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA) por 68 estudantes matriculados na primeira ou última série do curso. Quanto à situação acadêmica, foram encontradas diferenças significativas em 15 subescalas, sendo sempre favorável aos concluintes. A faixa etária dos ingressantes diferenciou significativamente sua integração em três subescalas. A percepção pessoal de competência foi significativamente diferente ao se considerar a situação de trabalho dos ingressantes. A faixa etária dos ingressantes diferenciou significativamente sua integração em duas subescalas. As análises expostas confirmam que a integração ao Ensino Superior é um fenômeno multifacetado e inserido em uma rede de inter-relações que envolvem as características dos estudantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572010000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605320232960