DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Elton Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Maria Rosivânia de Oliveira, Haiashida, Keila Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central investigar se há um movimento de inclusão, que supere a integração, dos alunos com deficiência matriculados na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental, com uma etapa exploratória. Tivemos como participantes do estudo, os gestores da instituição. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário. Os autores que nos subsidiaram foram: Mantoan (2015), Barreto e Almeida (2014), Mazzotta (2001) e outros. Concluímos, destacando a necessidade de debatermos sobre a inclusão na academia, pois os respondentes demonstram dificuldade de compreensão dos conceitos referentes à integração e à inclusão e suas especificidades. Na instituição, existe o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão que promove ações para assegurar essa política inclusiva, no entanto, poucos sabem de sua existência.
id UERN-5_1f25a14a6325e9a1419d608c6d24e68a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4366
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESCIntegraçãoInclusãoEnsino SuperiorDeficiênciaEsta pesquisa teve como objetivo central investigar se há um movimento de inclusão, que supere a integração, dos alunos com deficiência matriculados na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental, com uma etapa exploratória. Tivemos como participantes do estudo, os gestores da instituição. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário. Os autores que nos subsidiaram foram: Mantoan (2015), Barreto e Almeida (2014), Mazzotta (2001) e outros. Concluímos, destacando a necessidade de debatermos sobre a inclusão na academia, pois os respondentes demonstram dificuldade de compreensão dos conceitos referentes à integração e à inclusão e suas especificidades. Na instituição, existe o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão que promove ações para assegurar essa política inclusiva, no entanto, poucos sabem de sua existência.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366/3478Copyright (c) 2022 Elton Rodrigues Vieira, Maria Rosivânia de Oliveira Gomes, Keila Andrade Haiashida (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Elton RodriguesGomes, Maria Rosivânia de OliveiraHaiashida, Keila Andrade2022-12-28T01:51:19Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4366Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:19Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
title DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
spellingShingle DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
Vieira, Elton Rodrigues
Integração
Inclusão
Ensino Superior
Deficiência
title_short DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
title_full DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
title_fullStr DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
title_full_unstemmed DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
title_sort DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
author Vieira, Elton Rodrigues
author_facet Vieira, Elton Rodrigues
Gomes, Maria Rosivânia de Oliveira
Haiashida, Keila Andrade
author_role author
author2 Gomes, Maria Rosivânia de Oliveira
Haiashida, Keila Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Elton Rodrigues
Gomes, Maria Rosivânia de Oliveira
Haiashida, Keila Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Integração
Inclusão
Ensino Superior
Deficiência
topic Integração
Inclusão
Ensino Superior
Deficiência
description Esta pesquisa teve como objetivo central investigar se há um movimento de inclusão, que supere a integração, dos alunos com deficiência matriculados na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental, com uma etapa exploratória. Tivemos como participantes do estudo, os gestores da instituição. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário. Os autores que nos subsidiaram foram: Mantoan (2015), Barreto e Almeida (2014), Mazzotta (2001) e outros. Concluímos, destacando a necessidade de debatermos sobre a inclusão na academia, pois os respondentes demonstram dificuldade de compreensão dos conceitos referentes à integração e à inclusão e suas especificidades. Na instituição, existe o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão que promove ações para assegurar essa política inclusiva, no entanto, poucos sabem de sua existência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366/3478
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127104061440