DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo central investigar se há um movimento de inclusão, que supere a integração, dos alunos com deficiência matriculados na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental, com uma etapa exploratória. Tivemos como participantes do estudo, os gestores da instituição. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário. Os autores que nos subsidiaram foram: Mantoan (2015), Barreto e Almeida (2014), Mazzotta (2001) e outros. Concluímos, destacando a necessidade de debatermos sobre a inclusão na academia, pois os respondentes demonstram dificuldade de compreensão dos conceitos referentes à integração e à inclusão e suas especificidades. Na instituição, existe o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão que promove ações para assegurar essa política inclusiva, no entanto, poucos sabem de sua existência. |
id |
UERN-5_1f25a14a6325e9a1419d608c6d24e68a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4366 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESCIntegraçãoInclusãoEnsino SuperiorDeficiênciaEsta pesquisa teve como objetivo central investigar se há um movimento de inclusão, que supere a integração, dos alunos com deficiência matriculados na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental, com uma etapa exploratória. Tivemos como participantes do estudo, os gestores da instituição. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário. Os autores que nos subsidiaram foram: Mantoan (2015), Barreto e Almeida (2014), Mazzotta (2001) e outros. Concluímos, destacando a necessidade de debatermos sobre a inclusão na academia, pois os respondentes demonstram dificuldade de compreensão dos conceitos referentes à integração e à inclusão e suas especificidades. Na instituição, existe o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão que promove ações para assegurar essa política inclusiva, no entanto, poucos sabem de sua existência.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366/3478Copyright (c) 2022 Elton Rodrigues Vieira, Maria Rosivânia de Oliveira Gomes, Keila Andrade Haiashida (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Elton RodriguesGomes, Maria Rosivânia de OliveiraHaiashida, Keila Andrade2022-12-28T01:51:19Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4366Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:19Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC |
title |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC |
spellingShingle |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC Vieira, Elton Rodrigues Integração Inclusão Ensino Superior Deficiência |
title_short |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC |
title_full |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC |
title_fullStr |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC |
title_full_unstemmed |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC |
title_sort |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC |
author |
Vieira, Elton Rodrigues |
author_facet |
Vieira, Elton Rodrigues Gomes, Maria Rosivânia de Oliveira Haiashida, Keila Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Rosivânia de Oliveira Haiashida, Keila Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Elton Rodrigues Gomes, Maria Rosivânia de Oliveira Haiashida, Keila Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração Inclusão Ensino Superior Deficiência |
topic |
Integração Inclusão Ensino Superior Deficiência |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo central investigar se há um movimento de inclusão, que supere a integração, dos alunos com deficiência matriculados na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental, com uma etapa exploratória. Tivemos como participantes do estudo, os gestores da instituição. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário. Os autores que nos subsidiaram foram: Mantoan (2015), Barreto e Almeida (2014), Mazzotta (2001) e outros. Concluímos, destacando a necessidade de debatermos sobre a inclusão na academia, pois os respondentes demonstram dificuldade de compreensão dos conceitos referentes à integração e à inclusão e suas especificidades. Na instituição, existe o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão que promove ações para assegurar essa política inclusiva, no entanto, poucos sabem de sua existência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366/3478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127104061440 |