As queixas escolares na visão dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisabeth Morales Brambila
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31433
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as idéias que se escondem nos encaminhamentos dos alunos com dificuldades escolares, do ensino fundamental, pelos professores da rede pública de educação, bem como quais as expectativas destes em relação avaliação psicológica. Constatamos que os professores ainda tem a expectativa de que o psicólogo descubra no aluno as causas das suas próprias dificuldades, desconsiderando as relações produzidas na/pela escola na constituição destas dificuldades. As constituições históricas tanto da Psicologia quanto da Educação revelam que essas idéias já foram questionadas e reformuladas em suas concepções teóricas e práticas mas, tais pressupostos ainda não foram incorporados pela escola, pelo professor que continuam a culpabilizar o aluno das classes menos favorecidas pelo seu baixo desempenho escolar. Desta forma, as escolas públicas, através das queixas escolares, continuam encaminhando os alunos para uma avaliação psicológica
id PUC_SP-1_cb1edb8587bf95c14ebd59142c590cbb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31433
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Sonia Aparecida IgnacioSantos, Elisabeth Morales Brambila2023-02-28T22:44:19Z2023-02-28T22:44:19Z2009-07-31Santos, Elisabeth Morales Brambila. As queixas escolares na visão dos professores. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31433Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as idéias que se escondem nos encaminhamentos dos alunos com dificuldades escolares, do ensino fundamental, pelos professores da rede pública de educação, bem como quais as expectativas destes em relação avaliação psicológica. Constatamos que os professores ainda tem a expectativa de que o psicólogo descubra no aluno as causas das suas próprias dificuldades, desconsiderando as relações produzidas na/pela escola na constituição destas dificuldades. As constituições históricas tanto da Psicologia quanto da Educação revelam que essas idéias já foram questionadas e reformuladas em suas concepções teóricas e práticas mas, tais pressupostos ainda não foram incorporados pela escola, pelo professor que continuam a culpabilizar o aluno das classes menos favorecidas pelo seu baixo desempenho escolar. Desta forma, as escolas públicas, através das queixas escolares, continuam encaminhando os alunos para uma avaliação psicológicaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMPsicologia escolarQueixas escolaresProblemas de aprendizagemProblemas de comportamentoAvaliação psicológicaAs queixas escolares na visão dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdfapplication/pdf320481https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/1/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf5733f62d0916dd445ea370cda8f110aeMD51TEXTElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdf.txtElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdf.txtExtracted texttext/plain91754https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/2/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf.txt59325cee0f08a4f58304758f0539d19eMD52THUMBNAILElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdf.jpgElisabeth Morales Brambila Santos_2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/3/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf.jpg319a66cc42eba3dbccd815944df14ed9MD53handle/314332023-03-01 01:10:44.03oai:repositorio.pucsp.br:handle/31433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:10:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As queixas escolares na visão dos professores
title As queixas escolares na visão dos professores
spellingShingle As queixas escolares na visão dos professores
Santos, Elisabeth Morales Brambila
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Psicologia escolar
Queixas escolares
Problemas de aprendizagem
Problemas de comportamento
Avaliação psicológica
title_short As queixas escolares na visão dos professores
title_full As queixas escolares na visão dos professores
title_fullStr As queixas escolares na visão dos professores
title_full_unstemmed As queixas escolares na visão dos professores
title_sort As queixas escolares na visão dos professores
author Santos, Elisabeth Morales Brambila
author_facet Santos, Elisabeth Morales Brambila
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Sonia Aparecida Ignacio
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elisabeth Morales Brambila
contributor_str_mv Silva, Sonia Aparecida Ignacio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Psicologia escolar
Queixas escolares
Problemas de aprendizagem
Problemas de comportamento
Avaliação psicológica
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Queixas escolares
Problemas de aprendizagem
Problemas de comportamento
Avaliação psicológica
description Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as idéias que se escondem nos encaminhamentos dos alunos com dificuldades escolares, do ensino fundamental, pelos professores da rede pública de educação, bem como quais as expectativas destes em relação avaliação psicológica. Constatamos que os professores ainda tem a expectativa de que o psicólogo descubra no aluno as causas das suas próprias dificuldades, desconsiderando as relações produzidas na/pela escola na constituição destas dificuldades. As constituições históricas tanto da Psicologia quanto da Educação revelam que essas idéias já foram questionadas e reformuladas em suas concepções teóricas e práticas mas, tais pressupostos ainda não foram incorporados pela escola, pelo professor que continuam a culpabilizar o aluno das classes menos favorecidas pelo seu baixo desempenho escolar. Desta forma, as escolas públicas, através das queixas escolares, continuam encaminhando os alunos para uma avaliação psicológica
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Elisabeth Morales Brambila. As queixas escolares na visão dos professores. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31433
identifier_str_mv Santos, Elisabeth Morales Brambila. As queixas escolares na visão dos professores. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Magistério do Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/1/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/2/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31433/3/Elisabeth%20Morales%20Brambila%20Santos_2.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5733f62d0916dd445ea370cda8f110ae
59325cee0f08a4f58304758f0539d19e
319a66cc42eba3dbccd815944df14ed9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277949266886656