PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100323 |
Resumo: | RESUMO: Neste artigo discorremos sobre a interlocução entre as “Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica”, documento publicado pelo Conselho Federal de Psicologia, e as publicações de práticas em Psicologia Escolar, considerando as contribuições da área aos processos educacionais que produzem desenvolvimento humano. Este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sistemática no período de 2009 a 2019 visando identificar a correspondência entre as publicações de práticas de psicólogas(os) no contexto escolar e as propostas apontadas nas Referências Técnicas. O método aplicado foi de Revisão Bibliográfica Sistemática, utilizando-se dos descritores: Psicologia Escolar, Atuação do Psicólogo Escolar e Prática do Psicólogo Escolar. As bases de dados consultadas foram: SciELO, LILACS e CAPES. Concluímos que há exemplos importantes de práticas realizadas no contexto de ensino e aprendizagem que podem servir de referência para diversas intervenções e que se coadunam com as Referências Técnicas. |
id |
ABRAPEE-1_13901dcb66d9adedaf327b2290a985f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572022000100323 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICASrevisão bibliográfica sistemáticaatuação em Psicologia EscolarReferências TécnicasRESUMO: Neste artigo discorremos sobre a interlocução entre as “Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica”, documento publicado pelo Conselho Federal de Psicologia, e as publicações de práticas em Psicologia Escolar, considerando as contribuições da área aos processos educacionais que produzem desenvolvimento humano. Este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sistemática no período de 2009 a 2019 visando identificar a correspondência entre as publicações de práticas de psicólogas(os) no contexto escolar e as propostas apontadas nas Referências Técnicas. O método aplicado foi de Revisão Bibliográfica Sistemática, utilizando-se dos descritores: Psicologia Escolar, Atuação do Psicólogo Escolar e Prática do Psicólogo Escolar. As bases de dados consultadas foram: SciELO, LILACS e CAPES. Concluímos que há exemplos importantes de práticas realizadas no contexto de ensino e aprendizagem que podem servir de referência para diversas intervenções e que se coadunam com as Referências Técnicas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100323Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022-241884info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,DerikCaldas,Roseli Fernandes Linspor2022-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100323Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-11-22T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS |
title |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS |
spellingShingle |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS Vieira,Derik revisão bibliográfica sistemática atuação em Psicologia Escolar Referências Técnicas |
title_short |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS |
title_full |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS |
title_fullStr |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS |
title_sort |
PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS |
author |
Vieira,Derik |
author_facet |
Vieira,Derik Caldas,Roseli Fernandes Lins |
author_role |
author |
author2 |
Caldas,Roseli Fernandes Lins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Derik Caldas,Roseli Fernandes Lins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
revisão bibliográfica sistemática atuação em Psicologia Escolar Referências Técnicas |
topic |
revisão bibliográfica sistemática atuação em Psicologia Escolar Referências Técnicas |
description |
RESUMO: Neste artigo discorremos sobre a interlocução entre as “Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica”, documento publicado pelo Conselho Federal de Psicologia, e as publicações de práticas em Psicologia Escolar, considerando as contribuições da área aos processos educacionais que produzem desenvolvimento humano. Este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sistemática no período de 2009 a 2019 visando identificar a correspondência entre as publicações de práticas de psicólogas(os) no contexto escolar e as propostas apontadas nas Referências Técnicas. O método aplicado foi de Revisão Bibliográfica Sistemática, utilizando-se dos descritores: Psicologia Escolar, Atuação do Psicólogo Escolar e Prática do Psicólogo Escolar. As bases de dados consultadas foram: SciELO, LILACS e CAPES. Concluímos que há exemplos importantes de práticas realizadas no contexto de ensino e aprendizagem que podem servir de referência para diversas intervenções e que se coadunam com as Referências Técnicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100323 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392022-241884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607802212352 |