PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Derik
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Caldas,Roseli Fernandes Lins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100323
Resumo: RESUMO: Neste artigo discorremos sobre a interlocução entre as “Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica”, documento publicado pelo Conselho Federal de Psicologia, e as publicações de práticas em Psicologia Escolar, considerando as contribuições da área aos processos educacionais que produzem desenvolvimento humano. Este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sistemática no período de 2009 a 2019 visando identificar a correspondência entre as publicações de práticas de psicólogas(os) no contexto escolar e as propostas apontadas nas Referências Técnicas. O método aplicado foi de Revisão Bibliográfica Sistemática, utilizando-se dos descritores: Psicologia Escolar, Atuação do Psicólogo Escolar e Prática do Psicólogo Escolar. As bases de dados consultadas foram: SciELO, LILACS e CAPES. Concluímos que há exemplos importantes de práticas realizadas no contexto de ensino e aprendizagem que podem servir de referência para diversas intervenções e que se coadunam com as Referências Técnicas.
id ABRAPEE-1_13901dcb66d9adedaf327b2290a985f5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100323
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICASrevisão bibliográfica sistemáticaatuação em Psicologia EscolarReferências TécnicasRESUMO: Neste artigo discorremos sobre a interlocução entre as “Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica”, documento publicado pelo Conselho Federal de Psicologia, e as publicações de práticas em Psicologia Escolar, considerando as contribuições da área aos processos educacionais que produzem desenvolvimento humano. Este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sistemática no período de 2009 a 2019 visando identificar a correspondência entre as publicações de práticas de psicólogas(os) no contexto escolar e as propostas apontadas nas Referências Técnicas. O método aplicado foi de Revisão Bibliográfica Sistemática, utilizando-se dos descritores: Psicologia Escolar, Atuação do Psicólogo Escolar e Prática do Psicólogo Escolar. As bases de dados consultadas foram: SciELO, LILACS e CAPES. Concluímos que há exemplos importantes de práticas realizadas no contexto de ensino e aprendizagem que podem servir de referência para diversas intervenções e que se coadunam com as Referências Técnicas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100323Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022-241884info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,DerikCaldas,Roseli Fernandes Linspor2022-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100323Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-11-22T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
title PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
spellingShingle PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
Vieira,Derik
revisão bibliográfica sistemática
atuação em Psicologia Escolar
Referências Técnicas
title_short PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
title_full PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
title_fullStr PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
title_full_unstemmed PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
title_sort PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE AS REFERÊNCIAS TÉCNICAS E PUBLICAÇÕES DE PRÁTICAS
author Vieira,Derik
author_facet Vieira,Derik
Caldas,Roseli Fernandes Lins
author_role author
author2 Caldas,Roseli Fernandes Lins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Derik
Caldas,Roseli Fernandes Lins
dc.subject.por.fl_str_mv revisão bibliográfica sistemática
atuação em Psicologia Escolar
Referências Técnicas
topic revisão bibliográfica sistemática
atuação em Psicologia Escolar
Referências Técnicas
description RESUMO: Neste artigo discorremos sobre a interlocução entre as “Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica”, documento publicado pelo Conselho Federal de Psicologia, e as publicações de práticas em Psicologia Escolar, considerando as contribuições da área aos processos educacionais que produzem desenvolvimento humano. Este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sistemática no período de 2009 a 2019 visando identificar a correspondência entre as publicações de práticas de psicólogas(os) no contexto escolar e as propostas apontadas nas Referências Técnicas. O método aplicado foi de Revisão Bibliográfica Sistemática, utilizando-se dos descritores: Psicologia Escolar, Atuação do Psicólogo Escolar e Prática do Psicólogo Escolar. As bases de dados consultadas foram: SciELO, LILACS e CAPES. Concluímos que há exemplos importantes de práticas realizadas no contexto de ensino e aprendizagem que podem servir de referência para diversas intervenções e que se coadunam com as Referências Técnicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100323
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022-241884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607802212352