Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Graciele Malheiro dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Leonídia Aparecida Pereira da, Pereira,Josenith Lima, Lima,Ângelo Giuseppe Xavier, Assis Neto,Francisco Leandro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300583
Resumo: Resumo O presente artigo tem como objetivos analisar como se dão a atuação e as práticas desenvolvidas por psicólogo(s)/a(s) na área de escolar e educacional, bem como realizar uma revisão sistemática no período de janeiro de 2000 a setembro de 2017, por meio de bases de indexação de acesso livre. Seis artigos foram incluídos e outros 168 excluídos após análise. Foram identificadas ações em: a) Escolas de nível infantil, fundamental e médio; b) Ensino superior; c) Organizações não-governamentais, com foco nas ações para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Houve dificuldades acerca da pouca produção na área, condições e processos de trabalho, fragilidade da área nos espaços institucionais e resistência a superação de práticas individuais. As possibilidades ocorreram a partir das práticas associativas, democráticas e coerentes no cenário de inserção do profissional.
id ABRAPEE-1_a469540faeed4f6c439065a86bad260e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000300583
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicosPsicologia Escolaratuação do psicólogorevisão de literaturaResumo O presente artigo tem como objetivos analisar como se dão a atuação e as práticas desenvolvidas por psicólogo(s)/a(s) na área de escolar e educacional, bem como realizar uma revisão sistemática no período de janeiro de 2000 a setembro de 2017, por meio de bases de indexação de acesso livre. Seis artigos foram incluídos e outros 168 excluídos após análise. Foram identificadas ações em: a) Escolas de nível infantil, fundamental e médio; b) Ensino superior; c) Organizações não-governamentais, com foco nas ações para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Houve dificuldades acerca da pouca produção na área, condições e processos de trabalho, fragilidade da área nos espaços institucionais e resistência a superação de práticas individuais. As possibilidades ocorreram a partir das práticas associativas, democráticas e coerentes no cenário de inserção do profissional.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300583Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018035565info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Graciele Malheiro dosSilva,Leonídia Aparecida Pereira daPereira,Josenith LimaLima,Ângelo Giuseppe XavierAssis Neto,Francisco Leandro depor2019-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000300583Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-01-22T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
title Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
spellingShingle Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
Santos,Graciele Malheiro dos
Psicologia Escolar
atuação do psicólogo
revisão de literatura
title_short Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
title_full Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
title_fullStr Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
title_full_unstemmed Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
title_sort Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos
author Santos,Graciele Malheiro dos
author_facet Santos,Graciele Malheiro dos
Silva,Leonídia Aparecida Pereira da
Pereira,Josenith Lima
Lima,Ângelo Giuseppe Xavier
Assis Neto,Francisco Leandro de
author_role author
author2 Silva,Leonídia Aparecida Pereira da
Pereira,Josenith Lima
Lima,Ângelo Giuseppe Xavier
Assis Neto,Francisco Leandro de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Graciele Malheiro dos
Silva,Leonídia Aparecida Pereira da
Pereira,Josenith Lima
Lima,Ângelo Giuseppe Xavier
Assis Neto,Francisco Leandro de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
atuação do psicólogo
revisão de literatura
topic Psicologia Escolar
atuação do psicólogo
revisão de literatura
description Resumo O presente artigo tem como objetivos analisar como se dão a atuação e as práticas desenvolvidas por psicólogo(s)/a(s) na área de escolar e educacional, bem como realizar uma revisão sistemática no período de janeiro de 2000 a setembro de 2017, por meio de bases de indexação de acesso livre. Seis artigos foram incluídos e outros 168 excluídos após análise. Foram identificadas ações em: a) Escolas de nível infantil, fundamental e médio; b) Ensino superior; c) Organizações não-governamentais, com foco nas ações para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Houve dificuldades acerca da pouca produção na área, condições e processos de trabalho, fragilidade da área nos espaços institucionais e resistência a superação de práticas individuais. As possibilidades ocorreram a partir das práticas associativas, democráticas e coerentes no cenário de inserção do profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300583
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018035565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606990614528