Fatores que interferem no processo de inclusão de bebês com deficiência física no berçário
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200377 |
Resumo: | Resumo Este estudo teve por objetivo investigar os fatores que interferem no processo de inclusão de bebês com deficiência física no berçário, na perspectiva das educadoras. Participaram 11 educadoras de duas creches públicas que tinham bebês com deficiência física incluídos no berçário. A análise qualitativa dos relatos das educadoras apontou diversos fatores que interferem na inclusão, atribuídos às educadoras, ao bebê com deficiência e seus colegas, à creche, ao município e a outros profissionais. Nenhum aspecto foi ressaltado com relação à família dos bebês com deficiência, o que remete à dificuldade das educadoras em perceber as famílias como agentes da inclusão. Salienta-se que mesmo transcorridos mais de 20 anos das principais declarações e leis que representam as políticas de educação na perspectiva inclusiva, a inclusão ainda ocorre de forma incipiente, sem que se dedique prioridade de investimentos na educação. Isso remete à necessidade de pesquisas e intervenções na área. |
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Fatores que interferem no processo de inclusão de bebês com deficiência física no berçárioInclusãocrechesdeficiente físicoResumo Este estudo teve por objetivo investigar os fatores que interferem no processo de inclusão de bebês com deficiência física no berçário, na perspectiva das educadoras. Participaram 11 educadoras de duas creches públicas que tinham bebês com deficiência física incluídos no berçário. A análise qualitativa dos relatos das educadoras apontou diversos fatores que interferem na inclusão, atribuídos às educadoras, ao bebê com deficiência e seus colegas, à creche, ao município e a outros profissionais. Nenhum aspecto foi ressaltado com relação à família dos bebês com deficiência, o que remete à dificuldade das educadoras em perceber as famílias como agentes da inclusão. Salienta-se que mesmo transcorridos mais de 20 anos das principais declarações e leis que representam as políticas de educação na perspectiva inclusiva, a inclusão ainda ocorre de forma incipiente, sem que se dedique prioridade de investimentos na educação. Isso remete à necessidade de pesquisas e intervenções na área.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200377Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018011348info:eu-repo/semantics/openAccessBossi,Tatiele JacquesJunges,Ana Paula PedrosoPiccinini,Cesar Augustopor2018-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000200377Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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