Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuleski,Silvana Calvo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Eidt,Nadia Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300010
Resumo: A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.
id PUC_RIO-24_f9d49ff4a230c90137e3de911a7e9f40
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722007000300010
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-culturalPsicologia histórico-culturaldistúrbios de aprendizagemproblemas de escolarizaçãoA psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.Universidade Estadual de Maringá2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300010Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722007000300010info:eu-repo/semantics/openAccessTuleski,Silvana CalvoEidt,Nadia Marapor2008-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722007000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-03-10T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
spellingShingle Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
Tuleski,Silvana Calvo
Psicologia histórico-cultural
distúrbios de aprendizagem
problemas de escolarização
title_short Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title_full Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title_fullStr Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title_sort Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
author Tuleski,Silvana Calvo
author_facet Tuleski,Silvana Calvo
Eidt,Nadia Mara
author_role author
author2 Eidt,Nadia Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tuleski,Silvana Calvo
Eidt,Nadia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia histórico-cultural
distúrbios de aprendizagem
problemas de escolarização
topic Psicologia histórico-cultural
distúrbios de aprendizagem
problemas de escolarização
description A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722007000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904246923264