Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landskron,Lílian Marx Flor
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sperb,Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100011
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerado o transtorno de desenvolvimento infantil mais diagnosticado na atualidade, apresenta-se como tema freqüente e controverso na sociedade e grande desafio nas escolas. Os professores enfrentam situações que fogem às suas expectativas e buscam organizar o entendimento a partir de discursos discrepantes. Os valores e significados que subjazem as concepções sobre o TDHA se refletem no modo como as pessoas manejam a situação. Este estudo investigou a percepção de professores sobre o TDAH e salientou a complexidade do fenômeno ao abordar a diversidade de influências que o envolve. Utilizando o método da entrevista narrativa, foram analisadas histórias de nove professoras sobre uma experiência com um aluno diagnosticado. Os resultados indicam que a percepção das professoras sobre o transtorno é individualizante, patologizante, e o conhecimento, inconsistente. Os dados sugerem que este tema deve ser debatido em maior profundidade pela sociedade.
id ABRAPEE-1_1cf2053f574208524d88801ab191ec9f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572008000100011
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivoEntrevista narrativaProfessoresPercepçõesTDAHO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerado o transtorno de desenvolvimento infantil mais diagnosticado na atualidade, apresenta-se como tema freqüente e controverso na sociedade e grande desafio nas escolas. Os professores enfrentam situações que fogem às suas expectativas e buscam organizar o entendimento a partir de discursos discrepantes. Os valores e significados que subjazem as concepções sobre o TDHA se refletem no modo como as pessoas manejam a situação. Este estudo investigou a percepção de professores sobre o TDAH e salientou a complexidade do fenômeno ao abordar a diversidade de influências que o envolve. Utilizando o método da entrevista narrativa, foram analisadas histórias de nove professoras sobre uma experiência com um aluno diagnosticado. Os resultados indicam que a percepção das professoras sobre o transtorno é individualizante, patologizante, e o conhecimento, inconsistente. Os dados sugerem que este tema deve ser debatido em maior profundidade pela sociedade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100011Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000100011info:eu-repo/semantics/openAccessLandskron,Lílian Marx FlorSperb,Tania Marapor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo
title Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo
spellingShingle Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo
Landskron,Lílian Marx Flor
Entrevista narrativa
Professores
Percepções
TDAH
title_short Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo
title_full Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo
title_fullStr Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo
title_full_unstemmed Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo
title_sort Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo
author Landskron,Lílian Marx Flor
author_facet Landskron,Lílian Marx Flor
Sperb,Tania Mara
author_role author
author2 Sperb,Tania Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Landskron,Lílian Marx Flor
Sperb,Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista narrativa
Professores
Percepções
TDAH
topic Entrevista narrativa
Professores
Percepções
TDAH
description O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerado o transtorno de desenvolvimento infantil mais diagnosticado na atualidade, apresenta-se como tema freqüente e controverso na sociedade e grande desafio nas escolas. Os professores enfrentam situações que fogem às suas expectativas e buscam organizar o entendimento a partir de discursos discrepantes. Os valores e significados que subjazem as concepções sobre o TDHA se refletem no modo como as pessoas manejam a situação. Este estudo investigou a percepção de professores sobre o TDAH e salientou a complexidade do fenômeno ao abordar a diversidade de influências que o envolve. Utilizando o método da entrevista narrativa, foram analisadas histórias de nove professoras sobre uma experiência com um aluno diagnosticado. Os resultados indicam que a percepção das professoras sobre o transtorno é individualizante, patologizante, e o conhecimento, inconsistente. Os dados sugerem que este tema deve ser debatido em maior profundidade pela sociedade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572008000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604965814272