Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiuza,Patricia Jantsch
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sarriera,Jorge Castellá, Bedin,Lívia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100005
Resumo: A motivação interfere na forma das pessoas interagirem e nas relações com outros, destaca-se neste estudo a motivação no uso de TIC na educação. Este artigo relata a tradução, adaptação e validação da Escala EMITICE, baseada na Teoria da Autodeterminação (TAD). Realizaram-se duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=91), (2) teste de campo e validação (N=466) em alunos brasileiros de cursos a distância, idades entre 18 a 61 anos (M=34,48; DP=9,56), 171 homens (36,7%) e 295 mulheres (63,3%). Utilizaram-se juízes bilíngues, síntese das traduções, comitê de especialistas e backtranslation. Correlação de Pearson, análise fatorial confirmatória e consistência interna demonstram que a EMITICE é válida e fidedigna. A AFC apresentou adequação ao modelo e boa consistência interna na amostra (α = 0,84). Os resultados reforçam as qualidades psicométricas, indicando aplicabilidade em estudos sobre motivação em relação às TIC, constituindo-se num instrumento teórica e empiricamente embasado, útil à pesquisa científica.
id ABRAPEE-1_1f65944b7f2649f518375e5e9028c56c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572013000100005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICEAvaliaçãomotivaçãocomunicação e tecnologiaA motivação interfere na forma das pessoas interagirem e nas relações com outros, destaca-se neste estudo a motivação no uso de TIC na educação. Este artigo relata a tradução, adaptação e validação da Escala EMITICE, baseada na Teoria da Autodeterminação (TAD). Realizaram-se duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=91), (2) teste de campo e validação (N=466) em alunos brasileiros de cursos a distância, idades entre 18 a 61 anos (M=34,48; DP=9,56), 171 homens (36,7%) e 295 mulheres (63,3%). Utilizaram-se juízes bilíngues, síntese das traduções, comitê de especialistas e backtranslation. Correlação de Pearson, análise fatorial confirmatória e consistência interna demonstram que a EMITICE é válida e fidedigna. A AFC apresentou adequação ao modelo e boa consistência interna na amostra (α = 0,84). Os resultados reforçam as qualidades psicométricas, indicando aplicabilidade em estudos sobre motivação em relação às TIC, constituindo-se num instrumento teórica e empiricamente embasado, útil à pesquisa científica.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100005Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000100005info:eu-repo/semantics/openAccessFiuza,Patricia JantschSarriera,Jorge CastelláBedin,Lívia Mariapor2013-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2013-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE
title Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE
spellingShingle Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE
Fiuza,Patricia Jantsch
Avaliação
motivação
comunicação e tecnologia
title_short Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE
title_full Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE
title_fullStr Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE
title_full_unstemmed Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE
title_sort Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE
author Fiuza,Patricia Jantsch
author_facet Fiuza,Patricia Jantsch
Sarriera,Jorge Castellá
Bedin,Lívia Maria
author_role author
author2 Sarriera,Jorge Castellá
Bedin,Lívia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiuza,Patricia Jantsch
Sarriera,Jorge Castellá
Bedin,Lívia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
motivação
comunicação e tecnologia
topic Avaliação
motivação
comunicação e tecnologia
description A motivação interfere na forma das pessoas interagirem e nas relações com outros, destaca-se neste estudo a motivação no uso de TIC na educação. Este artigo relata a tradução, adaptação e validação da Escala EMITICE, baseada na Teoria da Autodeterminação (TAD). Realizaram-se duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=91), (2) teste de campo e validação (N=466) em alunos brasileiros de cursos a distância, idades entre 18 a 61 anos (M=34,48; DP=9,56), 171 homens (36,7%) e 295 mulheres (63,3%). Utilizaram-se juízes bilíngues, síntese das traduções, comitê de especialistas e backtranslation. Correlação de Pearson, análise fatorial confirmatória e consistência interna demonstram que a EMITICE é válida e fidedigna. A AFC apresentou adequação ao modelo e boa consistência interna na amostra (α = 0,84). Os resultados reforçam as qualidades psicométricas, indicando aplicabilidade em estudos sobre motivação em relação às TIC, constituindo-se num instrumento teórica e empiricamente embasado, útil à pesquisa científica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572013000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605737566208