Educação a distância : tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiuza, Patricia Jantsch
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Castellá Sarriera, Jorge, Bedin, Lívia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108900
Resumo: A motivação interfere na forma das pessoas interagirem e nas relações com outros, destaca-se neste estudo a motivação no uso de TIC na educação. Este artigo relata a tradução, adaptação e validação da Escala EMITICE, baseada na Teoria da Autodeterminação (TAD). Realizaram-se duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=91), (2) teste de campo e validação (N=466) em alunos brasileiros de cursos a distância, idades entre 18 a 61 anos (M=34,48; DP=9,56), 171 homens (36,7%) e 295 mulheres (63,3%). Utilizaram-se juízes bilíngues, síntese das traduções, comitê de especialistas e backtranslation. Correlação de Pearson, análise fatorial confirmatória e consistência interna demonstram que a EMITICE é válida e fidedigna. A AFC apresentou adequação ao modelo e boa consistência interna na amostra (α = 0,84). Os resultados reforçam as qualidades psicométricas, indicando aplicabilidade em estudos sobre motivação em relação às TIC, constituindo-se num instrumento teórica e empiricamente embasado, útil à pesquisa científica.
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spelling Fiuza, Patricia JantschCastellá Sarriera, JorgeBedin, Lívia Maria2015-01-13T02:14:47Z20131413-8557http://hdl.handle.net/10183/108900000915563A motivação interfere na forma das pessoas interagirem e nas relações com outros, destaca-se neste estudo a motivação no uso de TIC na educação. Este artigo relata a tradução, adaptação e validação da Escala EMITICE, baseada na Teoria da Autodeterminação (TAD). Realizaram-se duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=91), (2) teste de campo e validação (N=466) em alunos brasileiros de cursos a distância, idades entre 18 a 61 anos (M=34,48; DP=9,56), 171 homens (36,7%) e 295 mulheres (63,3%). Utilizaram-se juízes bilíngues, síntese das traduções, comitê de especialistas e backtranslation. Correlação de Pearson, análise fatorial confirmatória e consistência interna demonstram que a EMITICE é válida e fidedigna. A AFC apresentou adequação ao modelo e boa consistência interna na amostra (α = 0,84). Os resultados reforçam as qualidades psicométricas, indicando aplicabilidade em estudos sobre motivação em relação às TIC, constituindo-se num instrumento teórica e empiricamente embasado, útil à pesquisa científica.Motivation interferes in the way people interact and relate with others. In this study we focus on the motivation in the use of ICT in education. We explore translation, adaptation and validation of EMITICE Scale based on Self-Determination Theory (SDT). The study has been made in two phases: (1) translation, adaptation and pilot testing (N = 91), (2) field test and validation (N = 466) with distance learning Brazilian students, aged 18 to 61 (M = 34.48, SD = 9.56), 171 men (36.7%). This study used bilingual referees, translations synthesis, expert committee and backtranslation. Pearson correlation, confirmatory factor analysis and internal consistency show that EMITICE is valid and reliable. The CFA shows adequacy model and good internal consistency (α = 0.84). The results reinforce psychometric qualities of scale indicating its applicability in studies of motivation in the use of ICT thus becoming an instrument theoretically and empirically grounded useful for scientific research.La motivación interfiere en la forma como las personas interactúan y en las relaciones con los demás, se destaca en este estudio la motivación en el uso de TIC en la educación. Este artículo relata la traducción, adaptación y validación de la Escala EMITICE, basada en la Teoría de la Autodeterminación (TAD). Se realizaron dos fases: (1) traducción, adaptación y test piloto (N=91), (2) test de campo y validación (N=466) en alumnos brasileños de cursos a distancia, edades entre 18 a 61 años (M=34,48; DS=9,56), 171 hombres (36,7%) y 295 mujeres (63,3%). Se utilizaron jueces bilingües, síntesis de las traducciones, comité de especialistas y backtranslation. Correlación de Pearson, análisis factorial confirmatoria y consistencia interna demuestran que la EMITICE es válida y fidedigna. La AFC presentó adecuación al modelo y buena consistencia interna en la muestra (α = 0,84). Los resultados refuerzan las cualidades psicométricas indicando aplicabilidad en estudios sobre motivación en relación a las TIC constituyéndose un instrumento teórica y empíricamente fundamentado, útil a la investigación científica.application/pdfporPsicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 17, n.1 (2013), p. 45-53.Educação a distânciaAvaliação psicológicaMotivaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Validade dos testesEvaluationMotivationCommunication and technologyEvaluaciónMotivaciónComunicación y tecnologíaEducação a distância : tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICEDistance education : translating, adaptating and validating the motivation emitice scaleEducación a distancia : traducción, adaptación y validación de la escala de motivación emiticeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000915563.pdf.txt000915563.pdf.txtExtracted Texttext/plain36762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108900/2/000915563.pdf.txt7f9b81af0a06f67dfa86e1f3ecd562cbMD52ORIGINAL000915563.pdf000915563.pdfTexto completoapplication/pdf840414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108900/1/000915563.pdf25ddf3442dcc1a92aded6bee350028d1MD51THUMBNAIL000915563.pdf.jpg000915563.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108900/3/000915563.pdf.jpg5b3ba728c40cbaba044e0eca79043bb9MD5310183/1089002022-09-18 04:48:00.131088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108900Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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