Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200017 |
Resumo: | O presente trabalho avaliou a eficácia de um projecto de promoção da auto-regulação da aprendizagem em alunos com experiência de insucesso na Universidade. O programa organiza-se em torno de um conjunto de cartas (Rosário, Núñez, & González-Pienda, 2006), que reflectem as experiências de um aluno ao chegar à Universidade. O programa está orientado para capacitar os alunos com um conjunto de estratégias que lhes permitam abordar a aprendizagem de uma forma mais competente. No presente estudo, este programa foi utilizado, pioneiramente, com alunos do 1.º ano com experiência de insucesso. A exemplo de estudos anteriores, os resultados obtidos confirmam, também nesta população de estudantes, a eficácia deste programa no ensino de estratégias de aprendizagem, na promoção da auto-regulação e na diminuição da abordagem superficial. São discutidas as implicações educativas dos resultados, uma vez que estes dados podem ser um importante contributo para o apoio a esta população de estudantes. |
id |
ABRAPEE-1_246c1f3863155822d10940b5370469bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572010000200017 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de UniversidadeAuto-regulaçãoaprendizagemdesempenho acadêmicoO presente trabalho avaliou a eficácia de um projecto de promoção da auto-regulação da aprendizagem em alunos com experiência de insucesso na Universidade. O programa organiza-se em torno de um conjunto de cartas (Rosário, Núñez, & González-Pienda, 2006), que reflectem as experiências de um aluno ao chegar à Universidade. O programa está orientado para capacitar os alunos com um conjunto de estratégias que lhes permitam abordar a aprendizagem de uma forma mais competente. No presente estudo, este programa foi utilizado, pioneiramente, com alunos do 1.º ano com experiência de insucesso. A exemplo de estudos anteriores, os resultados obtidos confirmam, também nesta população de estudantes, a eficácia deste programa no ensino de estratégias de aprendizagem, na promoção da auto-regulação e na diminuição da abordagem superficial. São discutidas as implicações educativas dos resultados, uma vez que estes dados podem ser um importante contributo para o apoio a esta população de estudantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200017Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572010000200017info:eu-repo/semantics/openAccessRosário,PedroNunes,TâniaMagalhães,CarlaRodrigues,AdrianaPinto,RicardoFerreira,Pedropor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572010000200017Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-02-07T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade |
title |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade |
spellingShingle |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade Rosário,Pedro Auto-regulação aprendizagem desempenho acadêmico |
title_short |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade |
title_full |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade |
title_fullStr |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade |
title_full_unstemmed |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade |
title_sort |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade |
author |
Rosário,Pedro |
author_facet |
Rosário,Pedro Nunes,Tânia Magalhães,Carla Rodrigues,Adriana Pinto,Ricardo Ferreira,Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Nunes,Tânia Magalhães,Carla Rodrigues,Adriana Pinto,Ricardo Ferreira,Pedro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário,Pedro Nunes,Tânia Magalhães,Carla Rodrigues,Adriana Pinto,Ricardo Ferreira,Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-regulação aprendizagem desempenho acadêmico |
topic |
Auto-regulação aprendizagem desempenho acadêmico |
description |
O presente trabalho avaliou a eficácia de um projecto de promoção da auto-regulação da aprendizagem em alunos com experiência de insucesso na Universidade. O programa organiza-se em torno de um conjunto de cartas (Rosário, Núñez, & González-Pienda, 2006), que reflectem as experiências de um aluno ao chegar à Universidade. O programa está orientado para capacitar os alunos com um conjunto de estratégias que lhes permitam abordar a aprendizagem de uma forma mais competente. No presente estudo, este programa foi utilizado, pioneiramente, com alunos do 1.º ano com experiência de insucesso. A exemplo de estudos anteriores, os resultados obtidos confirmam, também nesta população de estudantes, a eficácia deste programa no ensino de estratégias de aprendizagem, na promoção da auto-regulação e na diminuição da abordagem superficial. São discutidas as implicações educativas dos resultados, uma vez que estes dados podem ser um importante contributo para o apoio a esta população de estudantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000200017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572010000200017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.14 n.2 2010 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605335961600 |