Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13962 |
Resumo: | O presente trabalho avaliou a eficácia de um Projeto de promoção da autorregulação da aprendizagem em alunos com experiência de insucesso na Universidade. O programa organiza-se em torno de um conjunto de cartas (Rosário, Nuñez, & Gonzalez-Pienda, 2006), que refletem as experiências de um aluno ao chegar a Universidade. O programa esta orientado para capacitar os alunos com um conjunto de estratégias que lhes permitam abordar a aprendizagem de uma forma mais competente. No presente estudo, este programa foi utilizado, pioneiramente, com alunos do 1.° ano com experiência de insucesso. A exemplo de estudos anteriores, os resultados obtidos confirmam, também nesta população de estudantes, a eficácia deste programa no ensino de estratégias de aprendizagem, na promoção da autorregulação e na diminuição da abordagem superficial. São discutidas as implicações educativas dos resultados, uma vez que estes dados podem ser um importante contributo para o apoio a esta população de estudantes. |
id |
RCAP_a2781b961cab228df0b1c5c607a5773e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13962 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidadeAuto-regulaçãoAprendizagemDesempenho acadêmicoSelf-regulationLearningAcademic achievementAutorregulaciónAprendizajeDesempeño académicoO presente trabalho avaliou a eficácia de um Projeto de promoção da autorregulação da aprendizagem em alunos com experiência de insucesso na Universidade. O programa organiza-se em torno de um conjunto de cartas (Rosário, Nuñez, & Gonzalez-Pienda, 2006), que refletem as experiências de um aluno ao chegar a Universidade. O programa esta orientado para capacitar os alunos com um conjunto de estratégias que lhes permitam abordar a aprendizagem de uma forma mais competente. No presente estudo, este programa foi utilizado, pioneiramente, com alunos do 1.° ano com experiência de insucesso. A exemplo de estudos anteriores, os resultados obtidos confirmam, também nesta população de estudantes, a eficácia deste programa no ensino de estratégias de aprendizagem, na promoção da autorregulação e na diminuição da abordagem superficial. São discutidas as implicações educativas dos resultados, uma vez que estes dados podem ser um importante contributo para o apoio a esta população de estudantes.In this the present we evaluate the efficacy of an intervention project designed to promote students’ self regulated learning experiencing failure in the University. The program is organized around a set of letters (Rosario, Nuñez, & Gonzalez-Pienda, 2006), where a newly come University students’ learning experiences are reflected upon. The intervention program is targeted to enable students with a sample of strategies which allow them to approach learning in a more competent way. Students who had experienced failure in the first year of university are the focus of the pioneer study presented here. Data confirm the efficacy of the program in enhancing self-regulation and lowering superficial approach to learning in students experiencing failure as it did in former interventions when used with regular students. Educational implications of the findings are discussed once the data can become invaluable help to support that specific kind of students.El presente trabajo evalué la eficacia de un proyecto de promoción de la autorregulación del aprendizaje en alumnos con experiencia de fracaso en la Universidad. El programa se organiza alrededor de un conjunto de ca|1as (Rosario, Nuñez & Gonzalez-Pienda, 2006) que reflejan las experiencias de un alumno al llegar a la Universidad. El programa está orientado a capacitar los alumnos con un conjunto de estrategias que les permitan abordar el aprendizaje de una forma más competente. En este estudio el programa se utilizo de forma pionera con alumnos del 1.º año con experiencia de fracaso. A ejemplo de estudios anteriores, los resultados obtenidos confirman, también en esta población de estudiantes, la eficacia de este programa en la enseñanza de estrategias de aprendizaje, en la promoción de la autorregulación y en la disminución del abordaje superficial. Se discuten las consecuencias educativas de los resultados, una vez que estos datos pueden ser importante contribución para el apoyo a esta población de estudiantes.Universidade do MinhoRosário, PedroNunes, TâniaMagalhães, CarlaRodrigues, AdrianaPinto, RicardoFerreira, Pedro20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:03:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:03:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade |
title |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade |
spellingShingle |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade Rosário, Pedro Auto-regulação Aprendizagem Desempenho acadêmico Self-regulation Learning Academic achievement Autorregulación Aprendizaje Desempeño académico |
title_short |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade |
title_full |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade |
title_fullStr |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade |
title_full_unstemmed |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade |
title_sort |
Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade |
author |
Rosário, Pedro |
author_facet |
Rosário, Pedro Nunes, Tânia Magalhães, Carla Rodrigues, Adriana Pinto, Ricardo Ferreira, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Tânia Magalhães, Carla Rodrigues, Adriana Pinto, Ricardo Ferreira, Pedro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Nunes, Tânia Magalhães, Carla Rodrigues, Adriana Pinto, Ricardo Ferreira, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-regulação Aprendizagem Desempenho acadêmico Self-regulation Learning Academic achievement Autorregulación Aprendizaje Desempeño académico |
topic |
Auto-regulação Aprendizagem Desempenho acadêmico Self-regulation Learning Academic achievement Autorregulación Aprendizaje Desempeño académico |
description |
O presente trabalho avaliou a eficácia de um Projeto de promoção da autorregulação da aprendizagem em alunos com experiência de insucesso na Universidade. O programa organiza-se em torno de um conjunto de cartas (Rosário, Nuñez, & Gonzalez-Pienda, 2006), que refletem as experiências de um aluno ao chegar a Universidade. O programa esta orientado para capacitar os alunos com um conjunto de estratégias que lhes permitam abordar a aprendizagem de uma forma mais competente. No presente estudo, este programa foi utilizado, pioneiramente, com alunos do 1.° ano com experiência de insucesso. A exemplo de estudos anteriores, os resultados obtidos confirmam, também nesta população de estudantes, a eficácia deste programa no ensino de estratégias de aprendizagem, na promoção da autorregulação e na diminuição da abordagem superficial. São discutidas as implicações educativas dos resultados, uma vez que estes dados podem ser um importante contributo para o apoio a esta população de estudantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/13962 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/13962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544833878720512 |