A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100313 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo, de cunho bibliográfico conceitual, se fundamentou nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Teve por objetivo defender a relevância do desenvolvimento das funções mentais superiores, a partir da educação escolar, contrapondo-se à visão hegemônica que culmina na medicalização de alunos. Identificamos que a educação escolar é o ponto fulcral para o bom desenvolvimento das funções mentais superiores, como por exemplo, a atenção, o que nos possibilita fazer a crítica à prática comum de se diagnosticar alunos com dificuldades no processo de escolarização como “portadores de transtornos” neurológicos, como o TDAH, com indicação de medicamentos (metilfenidato) para tratamento. Concluímos que não estamos diante de um índice alarmante de crianças com patologias ou transtornos neurológicos que precisam de medicamentos para avançar em seu processo de escolarização, mas sim de crianças desprovidas, sobretudo, de uma educação escolar de qualidade, norteada por políticas públicas que garantam o desenvolvimento de funções mentais superiores. |
id |
ABRAPEE-1_267e89a8d1276c52c9fad2d65bf75775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572022000100313 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃOeducaçãoescolamedicalizaçãopsicologia histórico-culturalRESUMO O presente estudo, de cunho bibliográfico conceitual, se fundamentou nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Teve por objetivo defender a relevância do desenvolvimento das funções mentais superiores, a partir da educação escolar, contrapondo-se à visão hegemônica que culmina na medicalização de alunos. Identificamos que a educação escolar é o ponto fulcral para o bom desenvolvimento das funções mentais superiores, como por exemplo, a atenção, o que nos possibilita fazer a crítica à prática comum de se diagnosticar alunos com dificuldades no processo de escolarização como “portadores de transtornos” neurológicos, como o TDAH, com indicação de medicamentos (metilfenidato) para tratamento. Concluímos que não estamos diante de um índice alarmante de crianças com patologias ou transtornos neurológicos que precisam de medicamentos para avançar em seu processo de escolarização, mas sim de crianças desprovidas, sobretudo, de uma educação escolar de qualidade, norteada por políticas públicas que garantam o desenvolvimento de funções mentais superiores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100313Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022235560info:eu-repo/semantics/openAccessLeonardo,Nilza Sanches TessaroSilva,Silvia Maria Cintra dapor2022-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100313Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-08-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO |
title |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO |
spellingShingle |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO Leonardo,Nilza Sanches Tessaro educação escola medicalização psicologia histórico-cultural |
title_short |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO |
title_full |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO |
title_fullStr |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO |
title_sort |
A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO |
author |
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro |
author_facet |
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro Silva,Silvia Maria Cintra da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Silvia Maria Cintra da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro Silva,Silvia Maria Cintra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação escola medicalização psicologia histórico-cultural |
topic |
educação escola medicalização psicologia histórico-cultural |
description |
RESUMO O presente estudo, de cunho bibliográfico conceitual, se fundamentou nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Teve por objetivo defender a relevância do desenvolvimento das funções mentais superiores, a partir da educação escolar, contrapondo-se à visão hegemônica que culmina na medicalização de alunos. Identificamos que a educação escolar é o ponto fulcral para o bom desenvolvimento das funções mentais superiores, como por exemplo, a atenção, o que nos possibilita fazer a crítica à prática comum de se diagnosticar alunos com dificuldades no processo de escolarização como “portadores de transtornos” neurológicos, como o TDAH, com indicação de medicamentos (metilfenidato) para tratamento. Concluímos que não estamos diante de um índice alarmante de crianças com patologias ou transtornos neurológicos que precisam de medicamentos para avançar em seu processo de escolarização, mas sim de crianças desprovidas, sobretudo, de uma educação escolar de qualidade, norteada por políticas públicas que garantam o desenvolvimento de funções mentais superiores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100313 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392022235560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607778095104 |