A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo,Nilza Sanches Tessaro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva,Silvia Maria Cintra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100313
Resumo: RESUMO O presente estudo, de cunho bibliográfico conceitual, se fundamentou nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Teve por objetivo defender a relevância do desenvolvimento das funções mentais superiores, a partir da educação escolar, contrapondo-se à visão hegemônica que culmina na medicalização de alunos. Identificamos que a educação escolar é o ponto fulcral para o bom desenvolvimento das funções mentais superiores, como por exemplo, a atenção, o que nos possibilita fazer a crítica à prática comum de se diagnosticar alunos com dificuldades no processo de escolarização como “portadores de transtornos” neurológicos, como o TDAH, com indicação de medicamentos (metilfenidato) para tratamento. Concluímos que não estamos diante de um índice alarmante de crianças com patologias ou transtornos neurológicos que precisam de medicamentos para avançar em seu processo de escolarização, mas sim de crianças desprovidas, sobretudo, de uma educação escolar de qualidade, norteada por políticas públicas que garantam o desenvolvimento de funções mentais superiores.
id ABRAPEE-1_267e89a8d1276c52c9fad2d65bf75775
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100313
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃOeducaçãoescolamedicalizaçãopsicologia histórico-culturalRESUMO O presente estudo, de cunho bibliográfico conceitual, se fundamentou nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Teve por objetivo defender a relevância do desenvolvimento das funções mentais superiores, a partir da educação escolar, contrapondo-se à visão hegemônica que culmina na medicalização de alunos. Identificamos que a educação escolar é o ponto fulcral para o bom desenvolvimento das funções mentais superiores, como por exemplo, a atenção, o que nos possibilita fazer a crítica à prática comum de se diagnosticar alunos com dificuldades no processo de escolarização como “portadores de transtornos” neurológicos, como o TDAH, com indicação de medicamentos (metilfenidato) para tratamento. Concluímos que não estamos diante de um índice alarmante de crianças com patologias ou transtornos neurológicos que precisam de medicamentos para avançar em seu processo de escolarização, mas sim de crianças desprovidas, sobretudo, de uma educação escolar de qualidade, norteada por políticas públicas que garantam o desenvolvimento de funções mentais superiores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100313Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022235560info:eu-repo/semantics/openAccessLeonardo,Nilza Sanches TessaroSilva,Silvia Maria Cintra dapor2022-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100313Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-08-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
title A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
spellingShingle A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
Leonardo,Nilza Sanches Tessaro
educação
escola
medicalização
psicologia histórico-cultural
title_short A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
title_full A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
title_fullStr A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
title_full_unstemmed A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
title_sort A RELEVÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES: CONTRAPONDO-SE À MEDICALIZAÇÃO
author Leonardo,Nilza Sanches Tessaro
author_facet Leonardo,Nilza Sanches Tessaro
Silva,Silvia Maria Cintra da
author_role author
author2 Silva,Silvia Maria Cintra da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo,Nilza Sanches Tessaro
Silva,Silvia Maria Cintra da
dc.subject.por.fl_str_mv educação
escola
medicalização
psicologia histórico-cultural
topic educação
escola
medicalização
psicologia histórico-cultural
description RESUMO O presente estudo, de cunho bibliográfico conceitual, se fundamentou nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Teve por objetivo defender a relevância do desenvolvimento das funções mentais superiores, a partir da educação escolar, contrapondo-se à visão hegemônica que culmina na medicalização de alunos. Identificamos que a educação escolar é o ponto fulcral para o bom desenvolvimento das funções mentais superiores, como por exemplo, a atenção, o que nos possibilita fazer a crítica à prática comum de se diagnosticar alunos com dificuldades no processo de escolarização como “portadores de transtornos” neurológicos, como o TDAH, com indicação de medicamentos (metilfenidato) para tratamento. Concluímos que não estamos diante de um índice alarmante de crianças com patologias ou transtornos neurológicos que precisam de medicamentos para avançar em seu processo de escolarização, mas sim de crianças desprovidas, sobretudo, de uma educação escolar de qualidade, norteada por políticas públicas que garantam o desenvolvimento de funções mentais superiores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100313
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022235560
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607778095104