Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia de uma universidade pública do norte do Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10817 |
Resumo: | Resumo: No contexto educacional, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem Assim, nesta pesquisa, analisamos as orientações motivacionais de alunos do Curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do Norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro (como por exemplo, a expectativa de inserção no mercado de trabalho) e da relação entre essas diferentes variáveis Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso em questão Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de auto-relato, contendo 8 questões do tipo escala Likert e foram analisados de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro Entre os principais resultados da pesquisa podemos destacar que os alunos obtiveram maiores médias nos tipos mais autônomos de motivação e utilizam razoavelmente as estratégias de aprendizagem de profundidade Além disso, estabelecem metas a serem alcançadas no futuro, percebem as atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras e, a grande maioria dos alunos pretende permanecer no curso até a sua conclusão No que se refere às relações entre as variáveis, vale destacar que, as estratégias de profundidade estão relacionadas com a motivação intrínseca e as de superfície com os tipos de motivação menos autônoma; há uma relação positiva da instrumentalidade e da Perspectiva de Tempo Futuro com a motivação, especificamente, com os tipos mais autônomos de regulação (regulação identificada e motivação intrínseca); há uma predição significativa da Perspectiva de Tempo Futuro na instrumentalidade, na motivação com regulação identificada e na motivação intrínseca e moderada no uso de estratégias de aprendizagem do tipo profundidade e não há predição da Perspectiva de Tempo Futuro na percepção de desempenho e na intenção de permanecer no curso Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa trouxe importantes contribuições, uma vez que, os resultados anteriormente apontados demonstram vários aspectos que podem estar envolvidos na motivação acadêmica, ampliando a compreensão das orientações motivacionais de alunos de cursos superiores |
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Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia de uma universidade pública do norte do ParanáMotivação na educaçãoPsicologia educacionalResumo: No contexto educacional, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem Assim, nesta pesquisa, analisamos as orientações motivacionais de alunos do Curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do Norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro (como por exemplo, a expectativa de inserção no mercado de trabalho) e da relação entre essas diferentes variáveis Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso em questão Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de auto-relato, contendo 8 questões do tipo escala Likert e foram analisados de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro Entre os principais resultados da pesquisa podemos destacar que os alunos obtiveram maiores médias nos tipos mais autônomos de motivação e utilizam razoavelmente as estratégias de aprendizagem de profundidade Além disso, estabelecem metas a serem alcançadas no futuro, percebem as atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras e, a grande maioria dos alunos pretende permanecer no curso até a sua conclusão No que se refere às relações entre as variáveis, vale destacar que, as estratégias de profundidade estão relacionadas com a motivação intrínseca e as de superfície com os tipos de motivação menos autônoma; há uma relação positiva da instrumentalidade e da Perspectiva de Tempo Futuro com a motivação, especificamente, com os tipos mais autônomos de regulação (regulação identificada e motivação intrínseca); há uma predição significativa da Perspectiva de Tempo Futuro na instrumentalidade, na motivação com regulação identificada e na motivação intrínseca e moderada no uso de estratégias de aprendizagem do tipo profundidade e não há predição da Perspectiva de Tempo Futuro na percepção de desempenho e na intenção de permanecer no curso Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa trouxe importantes contribuições, uma vez que, os resultados anteriormente apontados demonstram vários aspectos que podem estar envolvidos na motivação acadêmica, ampliando a compreensão das orientações motivacionais de alunos de cursos superioresDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In the educational context, motivation is one of the greatest challenges to be studied, as it bears direct implications on the quality of student’s involvement in the learning process In this way, in this study, motivational orientations of Library Course students of an university of the north of the Paraná are analyzed, having as a starting point the identification of motivation type, of the learning strategies utilized, of academic growth perception and of the Future Time Perspective One hundred and forty-three (143) students from the four years of the graduation course took part in the study Research data were collected by means of a self-report questionnaire containing 8 questions and with a Likert-type scale and were then analyzed in the light of the Self-determination Theory and the Perspective of Future Time Among the main results of the research, it can be mentioned that students demonstrated a tendency for the most autonomous types of motivation and they make reasonable use of deep learning strategies Besides, they establish goals to be achieved in the future and they perceive present academic activities as instrumental to reach such future targets As regards the relations between variables, it is worth to mention that deep strategies relate to intrinsic motivation and surface strategies are linked to less autonomous motivation Still, there is a positive relation of instrumentality and the Perspective of Future Time with motivation, particularly with more autonomous types of regulation (identified regulation and intrinsic motivation) Other important result refers to the significant prediction of Future Time Perspective for instrumentality, for motivation with identified regulation and for intrinsic motivation, suggesting that, for the participant students of this study, the future goals can foresee the value of the activities of the present positively and, consequently, the motivation Therefore, we believe this research to have brought important contributions, once the results previously demonstrate several aspects that might be involved in academic motivation, by expanding understanding of motivational orientation in Higher Education studiesGuimarães, Sueli Édi Rufini [Orientador]Bzuneck, José AloyseoBoruchovitch, EvelyAlcará, Adriana Rosecler2024-05-01T12:50:00Z2024-05-01T12:50:00Z2007.0012.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10817porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: No contexto educacional, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem Assim, nesta pesquisa, analisamos as orientações motivacionais de alunos do Curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do Norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro (como por exemplo, a expectativa de inserção no mercado de trabalho) e da relação entre essas diferentes variáveis Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso em questão Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de auto-relato, contendo 8 questões do tipo escala Likert e foram analisados de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro Entre os principais resultados da pesquisa podemos destacar que os alunos obtiveram maiores médias nos tipos mais autônomos de motivação e utilizam razoavelmente as estratégias de aprendizagem de profundidade Além disso, estabelecem metas a serem alcançadas no futuro, percebem as atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras e, a grande maioria dos alunos pretende permanecer no curso até a sua conclusão No que se refere às relações entre as variáveis, vale destacar que, as estratégias de profundidade estão relacionadas com a motivação intrínseca e as de superfície com os tipos de motivação menos autônoma; há uma relação positiva da instrumentalidade e da Perspectiva de Tempo Futuro com a motivação, especificamente, com os tipos mais autônomos de regulação (regulação identificada e motivação intrínseca); há uma predição significativa da Perspectiva de Tempo Futuro na instrumentalidade, na motivação com regulação identificada e na motivação intrínseca e moderada no uso de estratégias de aprendizagem do tipo profundidade e não há predição da Perspectiva de Tempo Futuro na percepção de desempenho e na intenção de permanecer no curso Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa trouxe importantes contribuições, uma vez que, os resultados anteriormente apontados demonstram vários aspectos que podem estar envolvidos na motivação acadêmica, ampliando a compreensão das orientações motivacionais de alunos de cursos superiores |
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