Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcia Aparecida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Donelli, Tagma Marina Schneider, Charczuk, Simone Bicca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211656
Resumo: Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil.
id UFRGS-2_6d0190be7b36745c0e3684a0fdbe5d86
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211656
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Marcia AparecidaDonelli, Tagma Marina SchneiderCharczuk, Simone Bicca2020-07-10T03:40:56Z20201413-8557http://hdl.handle.net/10183/211656001114628Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil.This research aimed to know the educators’ conception about their role in Early Childhood Education. A multiple case study was conducted from interviews and observations with five educators, considering questions about caring and educating. The data were analyzed according to the theoretical axes of the IRDI methodology: Subject Assumption, Demand Establishment, Presence / Absence Alternation and Paternal Function. The results showed how the scientific discourse crosses the participants’ conceptions, attitudes, and the importance of the orientations made by the management teams. It was considered relevant to refine the relationship between caring and educating to sustain a subjective practice in the children’s school space.En esta investigación se tuvo por objetivo conocer la concepción de educadoras sobre su papel en la Educación Infantil. Se realizó estudio de casos múltiples a partir de entrevistas y observaciones con cinco educadoras, considerando cuestiones sobre el cuidar y el educar. Se analizaron los datos conforme los ejes teóricos de la metodología IRDI: Suposición de Sujeto, Establecimiento de Demanda, Alternancia Presencia/Ausencia y Función Paterna. Los resultados apuntaron como el discurso científico atraviesa las concepciones y actitudes de las participantes y la importancia de las orientaciones realizadas por los equipos directivos. Se consideró relevante ajustar la relación entre cuidar y educar para sustentarse una buena práctica en el espacio escolar infantil.application/pdfporPsicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 24 (2020), p. 1-10Educação infantilBebêEarly childhood educationPsychic constitutionBabiesEducación infantilConstitución psíquicaBebésCuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educadorCaring and educating: the subject in constitution and the role of the educatorCuidar y educar : el sujeto en constitución y el papel del educadorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114628.pdf.txt001114628.pdf.txtExtracted Texttext/plain45592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211656/2/001114628.pdf.txtc8cf2f459bfb68af9de6e9c1c84f0eefMD52ORIGINAL001114628.pdfTexto completoapplication/pdf374839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211656/1/001114628.pdf0f8f02eff85843d054f41d5e38b26085MD5110183/2116562020-07-11 03:52:29.620499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211656Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-11T06:52:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Caring and educating: the subject in constitution and the role of the educator
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cuidar y educar : el sujeto en constitución y el papel del educador
title Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
spellingShingle Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
Oliveira, Marcia Aparecida
Educação infantil
Bebê
Early childhood education
Psychic constitution
Babies
Educación infantil
Constitución psíquica
Bebés
title_short Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
title_full Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
title_fullStr Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
title_full_unstemmed Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
title_sort Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
author Oliveira, Marcia Aparecida
author_facet Oliveira, Marcia Aparecida
Donelli, Tagma Marina Schneider
Charczuk, Simone Bicca
author_role author
author2 Donelli, Tagma Marina Schneider
Charczuk, Simone Bicca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcia Aparecida
Donelli, Tagma Marina Schneider
Charczuk, Simone Bicca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Bebê
topic Educação infantil
Bebê
Early childhood education
Psychic constitution
Babies
Educación infantil
Constitución psíquica
Bebés
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Psychic constitution
Babies
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Constitución psíquica
Bebés
description Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-10T03:40:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211656
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-8557
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114628
identifier_str_mv 1413-8557
001114628
url http://hdl.handle.net/10183/211656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 24 (2020), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211656/2/001114628.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211656/1/001114628.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c8cf2f459bfb68af9de6e9c1c84f0eef
0f8f02eff85843d054f41d5e38b26085
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447716236361728