Motivação intrínseca e extrínseca: diferenças no sexo e na idade
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200313 |
Resumo: | Resumo A orientação motivacional é um determinante crítico do nível e da qualidade da aprendizagem. Este estudo investigou os níveis de orientação motivacional e as possíveis diferenças entre idade e sexo em 142 crianças de nove e 10 anos alunos de escolas públicas. A "Scale of Intrisic versus Extrinsic Orientation in Classroom" de Harter (1980) foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. A escala foi aplicada individualmente e lidaem voz alta pela pesquisadora para melhor compreensão da criança. Os resultados apontam para: (1) níveis moderados de motivação intrínseca em todas as dimensões investigadas; (2) semelhanças na orientação motivacional entre meninos e meninas; (3) semelhanças na orientação motivacional entre as idades. Os níveis moderados de motivação intrínseca apresentados indicam que as crianças deste estudo manifestam interesse nas tarefas e se envolvem com o processo de aprendizagem. |
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Motivação intrínseca e extrínseca: diferenças no sexo e na idadeMotivaçãodesenvolvimento infantileducaçãoResumo A orientação motivacional é um determinante crítico do nível e da qualidade da aprendizagem. Este estudo investigou os níveis de orientação motivacional e as possíveis diferenças entre idade e sexo em 142 crianças de nove e 10 anos alunos de escolas públicas. A "Scale of Intrisic versus Extrinsic Orientation in Classroom" de Harter (1980) foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. A escala foi aplicada individualmente e lidaem voz alta pela pesquisadora para melhor compreensão da criança. Os resultados apontam para: (1) níveis moderados de motivação intrínseca em todas as dimensões investigadas; (2) semelhanças na orientação motivacional entre meninos e meninas; (3) semelhanças na orientação motivacional entre as idades. Os níveis moderados de motivação intrínseca apresentados indicam que as crianças deste estudo manifestam interesse nas tarefas e se envolvem com o processo de aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200313Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150202972info:eu-repo/semantics/openAccessPansera,Simone MariaValentini,Nadia CristinaSouza,Mariele Santayana deBerleze,Adrianapor2016-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000200313Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-09-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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