Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100008 |
Resumo: | A partir de uma perspectiva crítica que concebe o adolescente com grande potencial de criação desde que encontre contexto propício ao seu desenvolvimento, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto ferramenta para a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico, os pressupostos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo e utilizou histórias como materialidade mediadora. As informações foram organizadas em cinco núcleos de significação, como forma de analisar os sentidos investigados. Como resultados, evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio de dar voz aos adolescentes, realizando uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história. |
id |
ABRAPEE-1_44078290a229ba6b5bec5e87424e6205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572013000100008 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolarImaginaçãoadolescênciapsicologia histórico-culturalA partir de uma perspectiva crítica que concebe o adolescente com grande potencial de criação desde que encontre contexto propício ao seu desenvolvimento, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto ferramenta para a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico, os pressupostos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo e utilizou histórias como materialidade mediadora. As informações foram organizadas em cinco núcleos de significação, como forma de analisar os sentidos investigados. Como resultados, evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio de dar voz aos adolescentes, realizando uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100008Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessMontezi,Aline VilarinhoSouza,Vera Lúcia Trevisan depor2013-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2013-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar |
title |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar |
spellingShingle |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar Montezi,Aline Vilarinho Imaginação adolescência psicologia histórico-cultural |
title_short |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar |
title_full |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar |
title_fullStr |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar |
title_sort |
Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar |
author |
Montezi,Aline Vilarinho |
author_facet |
Montezi,Aline Vilarinho Souza,Vera Lúcia Trevisan de |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Vera Lúcia Trevisan de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montezi,Aline Vilarinho Souza,Vera Lúcia Trevisan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginação adolescência psicologia histórico-cultural |
topic |
Imaginação adolescência psicologia histórico-cultural |
description |
A partir de uma perspectiva crítica que concebe o adolescente com grande potencial de criação desde que encontre contexto propício ao seu desenvolvimento, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto ferramenta para a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico, os pressupostos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo e utilizou histórias como materialidade mediadora. As informações foram organizadas em cinco núcleos de significação, como forma de analisar os sentidos investigados. Como resultados, evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio de dar voz aos adolescentes, realizando uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572013000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605742809088 |