Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montezi,Aline Vilarinho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza,Vera Lúcia Trevisan de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100008
Resumo: A partir de uma perspectiva crítica que concebe o adolescente com grande potencial de criação desde que encontre contexto propício ao seu desenvolvimento, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto ferramenta para a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico, os pressupostos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo e utilizou histórias como materialidade mediadora. As informações foram organizadas em cinco núcleos de significação, como forma de analisar os sentidos investigados. Como resultados, evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio de dar voz aos adolescentes, realizando uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história.
id ABRAPEE-1_44078290a229ba6b5bec5e87424e6205
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572013000100008
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolarImaginaçãoadolescênciapsicologia histórico-culturalA partir de uma perspectiva crítica que concebe o adolescente com grande potencial de criação desde que encontre contexto propício ao seu desenvolvimento, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto ferramenta para a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico, os pressupostos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo e utilizou histórias como materialidade mediadora. As informações foram organizadas em cinco núcleos de significação, como forma de analisar os sentidos investigados. Como resultados, evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio de dar voz aos adolescentes, realizando uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100008Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessMontezi,Aline VilarinhoSouza,Vera Lúcia Trevisan depor2013-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2013-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
title Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
spellingShingle Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
Montezi,Aline Vilarinho
Imaginação
adolescência
psicologia histórico-cultural
title_short Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
title_full Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
title_fullStr Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
title_full_unstemmed Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
title_sort Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar
author Montezi,Aline Vilarinho
author_facet Montezi,Aline Vilarinho
Souza,Vera Lúcia Trevisan de
author_role author
author2 Souza,Vera Lúcia Trevisan de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montezi,Aline Vilarinho
Souza,Vera Lúcia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação
adolescência
psicologia histórico-cultural
topic Imaginação
adolescência
psicologia histórico-cultural
description A partir de uma perspectiva crítica que concebe o adolescente com grande potencial de criação desde que encontre contexto propício ao seu desenvolvimento, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto ferramenta para a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico, os pressupostos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo e utilizou histórias como materialidade mediadora. As informações foram organizadas em cinco núcleos de significação, como forma de analisar os sentidos investigados. Como resultados, evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio de dar voz aos adolescentes, realizando uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572013000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.1 2013
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605742809088