Ouvir, contar e criar histórias: um estudo sobre a imaginação de adolescentes no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montezi, Aline Vilarinho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15950
Resumo: A partir de uma perspectiva que pretende abordar o potencial de criação dos adolescentes e favorecer um ambiente propício ao desenvolvimento saudável, de modo à ressignificar as relações bem como as representações atribuídas a eles, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto uma função psicológica superior capaz de favorecer a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski. Buscou-se, ainda, refletir sobre o conceito de imaginação da perspectiva assumida por alguns filósofos. Foram sujeitos da pesquisa alunos do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, e para a construção das informações foram utilizadas histórias como materialidade mediadora. A análise das informações foi organizada em cinco núcleos de significação, cujos sentidos sobre imaginação foram acessados e discutidos. Como resultados evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio, também, de dar voz aos adolescentes e realizar uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história.
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spelling Montezi, Aline VilarinhoPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:59:45Z2022-02-16T18:59:45Z2011-12-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159507498831379236697A partir de uma perspectiva que pretende abordar o potencial de criação dos adolescentes e favorecer um ambiente propício ao desenvolvimento saudável, de modo à ressignificar as relações bem como as representações atribuídas a eles, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto uma função psicológica superior capaz de favorecer a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski. Buscou-se, ainda, refletir sobre o conceito de imaginação da perspectiva assumida por alguns filósofos. Foram sujeitos da pesquisa alunos do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, e para a construção das informações foram utilizadas histórias como materialidade mediadora. A análise das informações foi organizada em cinco núcleos de significação, cujos sentidos sobre imaginação foram acessados e discutidos. Como resultados evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio, também, de dar voz aos adolescentes e realizar uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história.From a perspective which intends to discuss teenager s creating potential and to favor a propitious environment to a healthy natural development in order to give another mean to relations, as well as representations attributed to them. The purpose of the present research was to investigate the imagination as an instrument to configure different meanings by teenagers in relation to school, teaching and apprenticeship. Methodological theory was based in prerequisites of Historical-Cultural Psychology, mainly Vigotski. There was also the intention of reflecting about imagination concept according to some philosophers perspectives. The research subject were 6th year fundamental public school students from a municipal net of a city in the interior of the State of São Paulo, and histories were used for information constructions as mediator material. Information analysis were organized in five signification nucleus, which meanings about imagination were accessed and discussed. As a result, it becomes evident the importance of stimulating imagination as an instrument in teaching and apprenticeship process, also as means of giving voice to teenagers and make a kind of schooling where the student is, at the same time, subject and protagonist of his own history.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasimaginaçãoadolescênciapsicologia histórico-culturalhistóriasimaginationadolescencehistorical-cultural psychologyhistoriesOuvir, contar e criar histórias: um estudo sobre a imaginação de adolescentes no contexto escolarListening, telling and creating histories: a study about teenagers s imagination in a scholar contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Vaisberg, Tania Maria Jose AielloSoligo, ângela Fátima46705855230856174843595011450111CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Aline_VM.pdfccv_ppgpsico_me_Aline_VM.pdfapplication/pdf1160624http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15950/1/ccv_ppgpsico_me_Aline_VM.pdf006ac570ae81d4ad17617bb156e505c9MD51123456789/159502022-09-02 11:36:15.083oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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