Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15746 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como aporte teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial os conceitos de Vigotski, visto sua contribuição à compreensão da imaginação como função psicológica superior. Como procedimentos de pesquisa foram utilizadas estratégias de intervenções para a construção das informações, com a intenção de transformar a realidade para conhecê-la. As informações foram registradas em diários de campo, sendo que os encontros foram gravados em áudio e transcritos. Resultados demonstraram que a imaginação favorece a criação de situações sociais de desenvolvimento visto a produção de horizontes e devires que promovem e que passam a constituir o meio. Então, não apenas os meios físico e social, por vezes denominados de contexto, se concretizam como fonte de desenvolvimento, mas também o meio imaginado que assume concretude na relação produzida pela imaginação. Também, constatou-se que a criação desse meio imaginado, agilizado pelo processo de contação e produção de histórias, favorece a relação entre as funções psicológicas superiores por mobilizar a memória, a percepção, a atenção, o pensamento por conceito, a consciência, e, promove, o desenvolvimento do interesse e da participação de adolescentes em atividades escolares, em especial no que concerne à leitura e a escrita. |
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Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolaresThe "Owners of Imagination": Counting and producing stories promoting the interest and participation of adolescents in school activitiesImaginaçãoadolescênciaPsicologia Histórico-CulturalPsicologia Escolar e EducacionalImaginaciónadolescênciaPsicología Histórico-CulturalPsicología educativoImaginationteenagersHistorical-Cultural Psychologyscholar psychologyEsta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como aporte teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial os conceitos de Vigotski, visto sua contribuição à compreensão da imaginação como função psicológica superior. Como procedimentos de pesquisa foram utilizadas estratégias de intervenções para a construção das informações, com a intenção de transformar a realidade para conhecê-la. As informações foram registradas em diários de campo, sendo que os encontros foram gravados em áudio e transcritos. Resultados demonstraram que a imaginação favorece a criação de situações sociais de desenvolvimento visto a produção de horizontes e devires que promovem e que passam a constituir o meio. Então, não apenas os meios físico e social, por vezes denominados de contexto, se concretizam como fonte de desenvolvimento, mas também o meio imaginado que assume concretude na relação produzida pela imaginação. Também, constatou-se que a criação desse meio imaginado, agilizado pelo processo de contação e produção de histórias, favorece a relação entre as funções psicológicas superiores por mobilizar a memória, a percepção, a atenção, o pensamento por conceito, a consciência, e, promove, o desenvolvimento do interesse e da participação de adolescentes em atividades escolares, em especial no que concerne à leitura e a escrita.This research aimed to investigate the role of imagination in promoting the development of adolescents from the 8th grade of Elementary School II of a state public school in the interior of São Paulo. It was adopted as theoretical and methodological basis the Historical-Cultural Psychology, especially the concepts of Vygotsky, given his contribution to the understanding of the imagination as a higher psychological function. As research procedures were used strategies of interventions for the construction of information, with the intention of transforming reality to know it. The information was recorded in field diarie and the meetings were recorded in audio and later transcribed. Results have shown that the imagination favors the creation of social situations of development since the production of horizons and becomings that promote and come to constitute the means. So, not only the physical and social means, sometimes called context, are concretized as a source of development, but also the imagined context that assumes concreteness in the relation produced by the imagination. In addition, it was verified that the creation of this imagined context, facilitated by the process of storytelling and production, favors the relation between higher psychological functions by mobilizing memory, perception, attention, concept thinking, consciousness, and, promotes the development of the interest and participation of adolescents in school activities, especially with regard to reading and writing.Esta investigación tuvo como objetivo investigar el papel de la imaginación en la promoción del desarrollo de los adolescentes 8ºano Escuela Primaria II de una escuela pública de San Pablo. Se adoptó como aporte teórico y metodológico de la psicología histórico-cultural, especialmente los conceptos de Vygotsky, como su contribución a la comprensión de la imaginación como función psicológica superior. Como procedimientos de investigación se utilizaron estrategias de intervención para la construcción de la información, con la intención de transformar la realidad para conocerla. La información fue registrada en diarios de campo, y las reuniones se registraron en audio y transcripciones. Los resultados mostraron que la imaginación favorece la creación de situaciones sociales del desarrollo visto producir horizontes y devenires que promueven y que constituyen los medios. Por lo tanto, no sólo el entorno físico y social, a veces se denomina contexto, se realizan como una fuente de desarrollo, sino también los medios imaginaron que lleva concreción en relación producida por la imaginación. Además, se ha descubierto que la creación de este entorno imaginado, impulsado por el proceso de la narración y la producción de historias, favorece la relación entre las funciones psicológicas superiores para movilizar a la memoria, la percepción, la atención, el pensamiento por concepto, conciencia, y promueve el desarrollo del interés y la participación de los adolescentes en las actividades escolares, especialmente en relación con la lectura y la escritura.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqPUC-CampinasSouza, Vera Lucia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasBarbosa, Eveline Tonelotto2022-02-16T18:42:11Z2022-02-16T18:42:11Z2017-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157463925308307165981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-19T14:31:54Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15746Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-19T14:31:54Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como aporte teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial os conceitos de Vigotski, visto sua contribuição à compreensão da imaginação como função psicológica superior. Como procedimentos de pesquisa foram utilizadas estratégias de intervenções para a construção das informações, com a intenção de transformar a realidade para conhecê-la. As informações foram registradas em diários de campo, sendo que os encontros foram gravados em áudio e transcritos. Resultados demonstraram que a imaginação favorece a criação de situações sociais de desenvolvimento visto a produção de horizontes e devires que promovem e que passam a constituir o meio. Então, não apenas os meios físico e social, por vezes denominados de contexto, se concretizam como fonte de desenvolvimento, mas também o meio imaginado que assume concretude na relação produzida pela imaginação. Também, constatou-se que a criação desse meio imaginado, agilizado pelo processo de contação e produção de histórias, favorece a relação entre as funções psicológicas superiores por mobilizar a memória, a percepção, a atenção, o pensamento por conceito, a consciência, e, promove, o desenvolvimento do interesse e da participação de adolescentes em atividades escolares, em especial no que concerne à leitura e a escrita. |
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