Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200004 |
Resumo: | O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de intervenção junto de uma amostra de 60 crianças a frequentar o 1º ciclo em escolas da Beira Interior. A adaptação portuguesa do Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale (Veiga, 1989) foi o instrumento utilizado numa metodologia de pré-teste/pós-teste com grupo de controlo. Os resultados apontam para uma evolução dos resultados do grupo experimental entre o pré-teste e o pós-teste. |
id |
ABRAPEE-1_48d838f4ce36e381326fdf4c84b270bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572008000200004 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro cicloDesenvolvimento do auto-conceitoIntervençãoRelações interpessoaisO conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de intervenção junto de uma amostra de 60 crianças a frequentar o 1º ciclo em escolas da Beira Interior. A adaptação portuguesa do Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale (Veiga, 1989) foi o instrumento utilizado numa metodologia de pré-teste/pós-teste com grupo de controlo. Os resultados apontam para uma evolução dos resultados do grupo experimental entre o pré-teste e o pós-teste.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200004Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSimões,FátimaRodrigues,LeonorEsgalhado,GraçaGuimarães,Carinapor2009-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2009-03-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo |
title |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo |
spellingShingle |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo Simões,Fátima Desenvolvimento do auto-conceito Intervenção Relações interpessoais |
title_short |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo |
title_full |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo |
title_fullStr |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo |
title_sort |
Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo |
author |
Simões,Fátima |
author_facet |
Simões,Fátima Rodrigues,Leonor Esgalhado,Graça Guimarães,Carina |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Leonor Esgalhado,Graça Guimarães,Carina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões,Fátima Rodrigues,Leonor Esgalhado,Graça Guimarães,Carina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento do auto-conceito Intervenção Relações interpessoais |
topic |
Desenvolvimento do auto-conceito Intervenção Relações interpessoais |
description |
O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de intervenção junto de uma amostra de 60 crianças a frequentar o 1º ciclo em escolas da Beira Interior. A adaptação portuguesa do Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale (Veiga, 1989) foi o instrumento utilizado numa metodologia de pré-teste/pós-teste com grupo de controlo. Os resultados apontam para uma evolução dos resultados do grupo experimental entre o pré-teste e o pós-teste. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572008000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604979445760 |