Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões,Fátima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rodrigues,Leonor, Esgalhado,Graça, Guimarães,Carina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200004
Resumo: O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de intervenção junto de uma amostra de 60 crianças a frequentar o 1º ciclo em escolas da Beira Interior. A adaptação portuguesa do Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale (Veiga, 1989) foi o instrumento utilizado numa metodologia de pré-teste/pós-teste com grupo de controlo. Os resultados apontam para uma evolução dos resultados do grupo experimental entre o pré-teste e o pós-teste.
id ABRAPEE-1_48d838f4ce36e381326fdf4c84b270bd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572008000200004
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro cicloDesenvolvimento do auto-conceitoIntervençãoRelações interpessoaisO conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de intervenção junto de uma amostra de 60 crianças a frequentar o 1º ciclo em escolas da Beira Interior. A adaptação portuguesa do Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale (Veiga, 1989) foi o instrumento utilizado numa metodologia de pré-teste/pós-teste com grupo de controlo. Os resultados apontam para uma evolução dos resultados do grupo experimental entre o pré-teste e o pós-teste.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200004Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSimões,FátimaRodrigues,LeonorEsgalhado,GraçaGuimarães,Carinapor2009-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2009-03-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
title Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
spellingShingle Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
Simões,Fátima
Desenvolvimento do auto-conceito
Intervenção
Relações interpessoais
title_short Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
title_full Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
title_fullStr Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
title_full_unstemmed Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
title_sort Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo
author Simões,Fátima
author_facet Simões,Fátima
Rodrigues,Leonor
Esgalhado,Graça
Guimarães,Carina
author_role author
author2 Rodrigues,Leonor
Esgalhado,Graça
Guimarães,Carina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões,Fátima
Rodrigues,Leonor
Esgalhado,Graça
Guimarães,Carina
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento do auto-conceito
Intervenção
Relações interpessoais
topic Desenvolvimento do auto-conceito
Intervenção
Relações interpessoais
description O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de intervenção junto de uma amostra de 60 crianças a frequentar o 1º ciclo em escolas da Beira Interior. A adaptação portuguesa do Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale (Veiga, 1989) foi o instrumento utilizado numa metodologia de pré-teste/pós-teste com grupo de controlo. Os resultados apontam para uma evolução dos resultados do grupo experimental entre o pré-teste e o pós-teste.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572008000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.2 2008
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604979445760