Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100007 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes. |
id |
ABRAPEE-1_4b373e3711e5d34934e464fb341698fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572005000100007 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docenteReflexividadeCrenças DocentesFormação de ProfessoresO presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100007Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572005000100007info:eu-repo/semantics/openAccessSadalla,Ana Maria Falcão de AragãoWisnivesky,MarianaSaretta,PaulaPaulucci,Fernanda CostaVieira,Carolina PasquoteMarques,Carolina de Aragão Escherpor2010-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572005000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente |
title |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente |
spellingShingle |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão Reflexividade Crenças Docentes Formação de Professores |
title_short |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente |
title_full |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente |
title_fullStr |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente |
title_full_unstemmed |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente |
title_sort |
Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente |
author |
Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão |
author_facet |
Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão Wisnivesky,Mariana Saretta,Paula Paulucci,Fernanda Costa Vieira,Carolina Pasquote Marques,Carolina de Aragão Escher |
author_role |
author |
author2 |
Wisnivesky,Mariana Saretta,Paula Paulucci,Fernanda Costa Vieira,Carolina Pasquote Marques,Carolina de Aragão Escher |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão Wisnivesky,Mariana Saretta,Paula Paulucci,Fernanda Costa Vieira,Carolina Pasquote Marques,Carolina de Aragão Escher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexividade Crenças Docentes Formação de Professores |
topic |
Reflexividade Crenças Docentes Formação de Professores |
description |
O presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572005000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604594618368 |