Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Wisnivesky,Mariana, Saretta,Paula, Paulucci,Fernanda Costa, Vieira,Carolina Pasquote, Marques,Carolina de Aragão Escher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100007
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes.
id ABRAPEE-1_4b373e3711e5d34934e464fb341698fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572005000100007
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docenteReflexividadeCrenças DocentesFormação de ProfessoresO presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100007Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572005000100007info:eu-repo/semantics/openAccessSadalla,Ana Maria Falcão de AragãoWisnivesky,MarianaSaretta,PaulaPaulucci,Fernanda CostaVieira,Carolina PasquoteMarques,Carolina de Aragão Escherpor2010-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572005000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
title Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
spellingShingle Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão
Reflexividade
Crenças Docentes
Formação de Professores
title_short Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
title_full Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
title_fullStr Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
title_full_unstemmed Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
title_sort Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente
author Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão
author_facet Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão
Wisnivesky,Mariana
Saretta,Paula
Paulucci,Fernanda Costa
Vieira,Carolina Pasquote
Marques,Carolina de Aragão Escher
author_role author
author2 Wisnivesky,Mariana
Saretta,Paula
Paulucci,Fernanda Costa
Vieira,Carolina Pasquote
Marques,Carolina de Aragão Escher
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sadalla,Ana Maria Falcão de Aragão
Wisnivesky,Mariana
Saretta,Paula
Paulucci,Fernanda Costa
Vieira,Carolina Pasquote
Marques,Carolina de Aragão Escher
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexividade
Crenças Docentes
Formação de Professores
topic Reflexividade
Crenças Docentes
Formação de Professores
description O presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572005000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.9 n.1 2005
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604594618368