MEMÓRIA MEDIADA: PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100329 |
Resumo: | RESUMO No presente artigo apresentam-se resultados de pesquisa exploratória visando identificar modos pelos quais crianças pré-escolares podem aprender a utilizar elementos semióticos no aprimoramento de sua memória mediada. O método utilizado foi um jogo de cartas, planejado especialmente para a pesquisa e realizado com 6 grupos de 3 crianças (18 participantes) da faixa etária entre 5 e 6 anos, pertencentes a uma turma de Educação Infantil de uma escola municipal. Os resultados permitiram refletir sobre a apropriação de estratégias de mediação da memória no desenvolvimento humano. Esses resultados são contrastados com as etapas de constituição da memória mediada apresentadas por L. S. Vigotski e colaboradores, destacando-se a importância da mediação do pesquisador e dos pares e seus efeitos sobre o deslocamento entre os níveis de memória. Espera-se que o estudo permita o avanço de pesquisas sobre o tema e contribua para fundamentar práticas pedagógicas potentes para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. |
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MEMÓRIA MEDIADA: PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARESMemóriaPsicologia histórico-culturalcrianças em idade pré-escolarRESUMO No presente artigo apresentam-se resultados de pesquisa exploratória visando identificar modos pelos quais crianças pré-escolares podem aprender a utilizar elementos semióticos no aprimoramento de sua memória mediada. O método utilizado foi um jogo de cartas, planejado especialmente para a pesquisa e realizado com 6 grupos de 3 crianças (18 participantes) da faixa etária entre 5 e 6 anos, pertencentes a uma turma de Educação Infantil de uma escola municipal. Os resultados permitiram refletir sobre a apropriação de estratégias de mediação da memória no desenvolvimento humano. Esses resultados são contrastados com as etapas de constituição da memória mediada apresentadas por L. S. Vigotski e colaboradores, destacando-se a importância da mediação do pesquisador e dos pares e seus efeitos sobre o deslocamento entre os níveis de memória. Espera-se que o estudo permita o avanço de pesquisas sobre o tema e contribua para fundamentar práticas pedagógicas potentes para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100329Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020216354info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daLeite,Marina Pereirapor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100329Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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