A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mouriño Mosquera, Juan José
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258275
Resumo: Através de uma revisão dos pontos de vista de Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa, o autor desenvolve um perfil da criança dos O aos 3 anos num primeiro momento, e dos 3 aos 6 anos a seguir. Aborda a importância do "estádio do espelho" para a consciência de si, a "etapa do negativismo" para a auto-afirmação e a do domínio da linguagem. Paralelamente destaca os sentimentos de cólera, medo, ciúmes, inveja, que têm, como os sentimentos em geral, inegável valor pelo "desencadeamento de ações sociais e anti-sociais". O autor conclui o artigo estabelecendo a relação íntima que tem no desenvolvimento da criança pré-escolar os aspectos lúdico, o familiar, o intelectual e o mais íntimo, que é o da sensibilidade.
id UFRGS-2_5aca70cafccfadb9cb82620624efc101
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258275
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mouriño Mosquera, Juan José2023-05-18T03:41:49Z19820100-3143http://hdl.handle.net/10183/258275000065793Através de uma revisão dos pontos de vista de Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa, o autor desenvolve um perfil da criança dos O aos 3 anos num primeiro momento, e dos 3 aos 6 anos a seguir. Aborda a importância do "estádio do espelho" para a consciência de si, a "etapa do negativismo" para a auto-afirmação e a do domínio da linguagem. Paralelamente destaca os sentimentos de cólera, medo, ciúmes, inveja, que têm, como os sentimentos em geral, inegável valor pelo "desencadeamento de ações sociais e anti-sociais". O autor conclui o artigo estabelecendo a relação íntima que tem no desenvolvimento da criança pré-escolar os aspectos lúdico, o familiar, o intelectual e o mais íntimo, que é o da sensibilidade.Through a revision of Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa's viewpoints, the author designs a proflle of a 0-3 year-old child firstly, and then from the 3-6 year-old. There is an approach to the importance of the "mirror stadium" for self-consciousness, the stage of negativism for self-assurance and the management of language. At the same time, the article makes conspicous that feelings of anger, fear, jealouse and envy have, like feelings in general, an undeniable value because of liberating social and anti-social actions. By the end, the author concludes the article stating the deep relationships in a pre-school child's development among play, family, intellect, and more than all, sensibility.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p. 75-84Psicologia da criançaIdade pré-escolarA criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065793.pdf.txt000065793.pdf.txtExtracted Texttext/plain26605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258275/2/000065793.pdf.txt7bcbfafc13ed7a1e54440b68fba59327MD52ORIGINAL000065793.pdfTexto completoapplication/pdf272982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258275/1/000065793.pdf5eea782e78f562658bcf6bcbf7929482MD5110183/2582752023-05-19 03:27:28.488222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258275Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:27:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
title A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
spellingShingle A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
Mouriño Mosquera, Juan José
Psicologia da criança
Idade pré-escolar
title_short A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
title_full A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
title_fullStr A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
title_full_unstemmed A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
title_sort A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
author Mouriño Mosquera, Juan José
author_facet Mouriño Mosquera, Juan José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mouriño Mosquera, Juan José
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da criança
Idade pré-escolar
topic Psicologia da criança
Idade pré-escolar
description Através de uma revisão dos pontos de vista de Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa, o autor desenvolve um perfil da criança dos O aos 3 anos num primeiro momento, e dos 3 aos 6 anos a seguir. Aborda a importância do "estádio do espelho" para a consciência de si, a "etapa do negativismo" para a auto-afirmação e a do domínio da linguagem. Paralelamente destaca os sentimentos de cólera, medo, ciúmes, inveja, que têm, como os sentimentos em geral, inegável valor pelo "desencadeamento de ações sociais e anti-sociais". O autor conclui o artigo estabelecendo a relação íntima que tem no desenvolvimento da criança pré-escolar os aspectos lúdico, o familiar, o intelectual e o mais íntimo, que é o da sensibilidade.
publishDate 1982
dc.date.issued.fl_str_mv 1982
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-18T03:41:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258275
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065793
identifier_str_mv 0100-3143
000065793
url http://hdl.handle.net/10183/258275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p. 75-84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258275/2/000065793.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258275/1/000065793.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bcbfafc13ed7a1e54440b68fba59327
5eea782e78f562658bcf6bcbf7929482
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447828011417600