A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Fernanda de Lourdes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602721
Resumo: Orientador: Angela Fatima Soligo
id UNICAMP-30_316f85dec216539977c2b6548bbaf78b
oai_identifier_str oai::368372
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formaçãoFormação de professoresPsicologia educacionalIdentidadeTeacher trainingEducacional psychologyIdentityOrientador: Angela Fatima SoligoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve por objetivo relatar e compreender como se constitui a identidade docente em processo de formação, destacando a prática como elemento formador e diferenciador das trajetórias de identidade. Pretendeu-se trazer essa discussão na Formação de Professores por considerarmos que o estudo da constituição da identidade possibilita a formação de um profissional que possa ler e interpretar a realidade de uma melhor forma, pois através de estudos dessa categoria pode-se perceber as nuances envolvidas no processo de constituição da identidade docente, percebendo que ela passa por um processo e que esse processo é constituído de determinantes, culturais, econômicos, afetivos, entre outros. Possibilitando a interferência nesta realidade de uma maneira comprometida e consciente, que esteja buscando melhorias para sua profissão, para seu lugar de atuação ¿ a escola e para os principais envolvidos com sua atuação ¿ os alunos. O percurso metodológico utilizado foi a História de Vida de duas alunas em processo de formação no 4º semestre do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública: uma com experiência profissional docente e outra sem. Para a análise das narrativas de História de Vida foi realizada a análise temática das mesmas, a partir de eixos estabelecidos, tendo como princípio os temas que emergem nas narrativas e a forma como aparecem. Através desses eixos e princípios, buscou-se observar as nuances de transformações e constituição da identidade de cada personagem e a permanência do núcleo dessa identidade. Após a análise das narrativas, pudemos observar que os movimentos de constituição de identidade de nossas personagens passam a todo tempo pelas relações sociais e históricas em que estão envolvidas e também pelo sentido que dão a essas relações. Muitas vezes não se deixam levar pelas exigências sociais, re-apresentam seus papéis a partir de seus sentimentos e emoções, e dos significados por elas atribuídosAbstract: This present paper had the objective to describe and to comprehend how the teaching identity has been constituted in a development process accentuating the practice as a formative and discerning element from the identity courses. It intended to make this discussion at the Teacher¿s Development by accounts the constitution identity study makes a development of a professional who can read and expound the reality in a better way, because through the studies this category it will have knowledge of the shade involved in the teaching identity constitution, perceiving that it cross over a process and this process is being constituted of cultural, economic and affective determinant, among other things. Allowing the interference in this reality in a involved and conscious way, being trying to acquire the advance to the occupation, to the acting place ¿ the school and to the leading involved in this actuation ¿ the students. The methodological trajectory used was the Life¿s History of two students in a development process at the 4th semester from the Pedagogy course of a public University: one with a teaching professional experience and the other without them. To analyze the narrative from the Life¿s History was carried out the analyses from the same themes, as from established axles, having by principle the themes that come into view from the narratives and the way that it does. Athwart this axles and principles it has inquire to examine the nuances of transformations and constitution of the identity from every character and the permanence of the essential part of this identity. After the analysis of the narratives it can observe that the movements of constitution of identity of the characters passing over, in every moment, by the social and historical relations that they are involved and so by the signification that they confer to this relations. Many times the students do not go in on it by the social exigencies, re-present their role from his feelings and emotions and from the meanings attributed by themMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Buettner, Gloria Elisa Pires vonPrado, Guilherme do Val ToledoTanaka, Catarina SatikoAragão, Ana Maria Falcão deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Fernanda de Lourdes20062006-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf127 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602721FREITAS, Fernanda de Lourdes. A constituição da identidade docente: discutindo a pratica no processo de formação. 2006. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602721. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/368372porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:32:29Zoai::368372Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:32:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação
title A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação
spellingShingle A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação
Freitas, Fernanda de Lourdes
Formação de professores
Psicologia educacional
Identidade
Teacher training
Educacional psychology
Identity
title_short A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação
title_full A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação
title_fullStr A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação
title_full_unstemmed A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação
title_sort A constituição da identidade docente : discutindo a pratica no processo de formação
author Freitas, Fernanda de Lourdes
author_facet Freitas, Fernanda de Lourdes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soligo, Ângela Fátima, 1956-
Buettner, Gloria Elisa Pires von
Prado, Guilherme do Val Toledo
Tanaka, Catarina Satiko
Aragão, Ana Maria Falcão de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Fernanda de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Psicologia educacional
Identidade
Teacher training
Educacional psychology
Identity
topic Formação de professores
Psicologia educacional
Identidade
Teacher training
Educacional psychology
Identity
description Orientador: Angela Fatima Soligo
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602721
FREITAS, Fernanda de Lourdes. A constituição da identidade docente: discutindo a pratica no processo de formação. 2006. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602721. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FREITAS, Fernanda de Lourdes. A constituição da identidade docente: discutindo a pratica no processo de formação. 2006. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602721. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/368372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
127 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138412908773376