SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgos,Marcella das Neves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Inácio,Amanda Lays Monteiro, Oliveira,Katya Luciane de, Baptista,Makilim Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100337
Resumo: RESUMO O aluno com bom suporte familiar se sente mais vinculado à família e aos estudos, aumentando a probabilidade de apresentar maior motivação para aprender e tendência a ser mais estratégico no momento do aprendizado. Objetivou-se investigar a correlação entre o suporte familiar, as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender e verificar se o suporte familiar prevê o uso dessas variáveis psicoeducacionais. Participaram 352 alunos matriculados no Ensino fundamental II de uma escola pública. Utilizou-se o Inventário de Percepção de Suporte Familiar - IPSF, Questionário Continuum Infantil e a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental - EAVAP-EF. Adotou-se o método de pesquisa descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Os resultados indicaram que os alunos que recebem suporte familiar tendem a fazer mais uso de estratégias de aprendizagem e apresentam mais motivação para aprender.
id ABRAPEE-1_626d74e8139d3e5968f3994d107575c1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100337
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDERfamíliamotivaçãoaprendizagemRESUMO O aluno com bom suporte familiar se sente mais vinculado à família e aos estudos, aumentando a probabilidade de apresentar maior motivação para aprender e tendência a ser mais estratégico no momento do aprendizado. Objetivou-se investigar a correlação entre o suporte familiar, as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender e verificar se o suporte familiar prevê o uso dessas variáveis psicoeducacionais. Participaram 352 alunos matriculados no Ensino fundamental II de uma escola pública. Utilizou-se o Inventário de Percepção de Suporte Familiar - IPSF, Questionário Continuum Infantil e a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental - EAVAP-EF. Adotou-se o método de pesquisa descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Os resultados indicaram que os alunos que recebem suporte familiar tendem a fazer mais uso de estratégias de aprendizagem e apresentam mais motivação para aprender.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100337Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021227267info:eu-repo/semantics/openAccessBurgos,Marcella das NevesInácio,Amanda Lays MonteiroOliveira,Katya Luciane deBaptista,Makilim Nunespor2021-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100337Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-09T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
title SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
spellingShingle SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
Burgos,Marcella das Neves
família
motivação
aprendizagem
title_short SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
title_full SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
title_fullStr SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
title_full_unstemmed SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
title_sort SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
author Burgos,Marcella das Neves
author_facet Burgos,Marcella das Neves
Inácio,Amanda Lays Monteiro
Oliveira,Katya Luciane de
Baptista,Makilim Nunes
author_role author
author2 Inácio,Amanda Lays Monteiro
Oliveira,Katya Luciane de
Baptista,Makilim Nunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burgos,Marcella das Neves
Inácio,Amanda Lays Monteiro
Oliveira,Katya Luciane de
Baptista,Makilim Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv família
motivação
aprendizagem
topic família
motivação
aprendizagem
description RESUMO O aluno com bom suporte familiar se sente mais vinculado à família e aos estudos, aumentando a probabilidade de apresentar maior motivação para aprender e tendência a ser mais estratégico no momento do aprendizado. Objetivou-se investigar a correlação entre o suporte familiar, as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender e verificar se o suporte familiar prevê o uso dessas variáveis psicoeducacionais. Participaram 352 alunos matriculados no Ensino fundamental II de uma escola pública. Utilizou-se o Inventário de Percepção de Suporte Familiar - IPSF, Questionário Continuum Infantil e a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental - EAVAP-EF. Adotou-se o método de pesquisa descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Os resultados indicaram que os alunos que recebem suporte familiar tendem a fazer mais uso de estratégias de aprendizagem e apresentam mais motivação para aprender.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100337
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021227267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607726714880