A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP], Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0596-2.pdf
http://hdl.handle.net/11449/135430
Resumo: A motivação para aprender constitui-se em temática atual e relevante. Neste contexto, desenvolvemos um estudo que visa identificar e analisar a compreensão do aluno sobre a relação existente entre a sua motivação para aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e a prática pedagógica adotada por seus professores. Neste texto apresentamos dados parciais do estudo. Participaram deste estudo 416 alunos de ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário e as respostas indicam que os alunos gostam e estão motivados para aprender. Também foi possível identificar fatores relacionados a não motivação, possibilitando a reflexão sobre o papel do professor e a relação entre motivação intrínseca e extrínseca.
id UNSP_cb6b2453c905641219ec2d9cf0fc23de
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135430
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médioMotivaçãoAprendizagemEnsinoCiênciasA motivação para aprender constitui-se em temática atual e relevante. Neste contexto, desenvolvemos um estudo que visa identificar e analisar a compreensão do aluno sobre a relação existente entre a sua motivação para aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e a prática pedagógica adotada por seus professores. Neste texto apresentamos dados parciais do estudo. Participaram deste estudo 416 alunos de ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário e as respostas indicam que os alunos gostam e estão motivados para aprender. Também foi possível identificar fatores relacionados a não motivação, possibilitando a reflexão sobre o papel do professor e a relação entre motivação intrínseca e extrínseca.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]2016-03-02T13:02:42Z2016-03-02T13:02:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article4965-4974application/pdfhttp://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0596-2.pdfRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4965-4974, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/135430ISSN1982-1867-2014-07-4965-4974.pdf2431034310174335Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
title A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
spellingShingle A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Motivação
Aprendizagem
Ensino
Ciências
title_short A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
title_full A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
title_fullStr A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
title_full_unstemmed A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
title_sort A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
author Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
author_facet Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Aprendizagem
Ensino
Ciências
topic Motivação
Aprendizagem
Ensino
Ciências
description A motivação para aprender constitui-se em temática atual e relevante. Neste contexto, desenvolvemos um estudo que visa identificar e analisar a compreensão do aluno sobre a relação existente entre a sua motivação para aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e a prática pedagógica adotada por seus professores. Neste texto apresentamos dados parciais do estudo. Participaram deste estudo 416 alunos de ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário e as respostas indicam que os alunos gostam e estão motivados para aprender. Também foi possível identificar fatores relacionados a não motivação, possibilitando a reflexão sobre o papel do professor e a relação entre motivação intrínseca e extrínseca.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:42Z
2016-03-02T13:02:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0596-2.pdf
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4965-4974, 2014.
1982-1867
http://hdl.handle.net/11449/135430
ISSN1982-1867-2014-07-4965-4974.pdf
2431034310174335
url http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0596-2.pdf
http://hdl.handle.net/11449/135430
identifier_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4965-4974, 2014.
1982-1867
ISSN1982-1867-2014-07-4965-4974.pdf
2431034310174335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4965-4974
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964634424279040