A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0596-2.pdf http://hdl.handle.net/11449/135430 |
Resumo: | A motivação para aprender constitui-se em temática atual e relevante. Neste contexto, desenvolvemos um estudo que visa identificar e analisar a compreensão do aluno sobre a relação existente entre a sua motivação para aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e a prática pedagógica adotada por seus professores. Neste texto apresentamos dados parciais do estudo. Participaram deste estudo 416 alunos de ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário e as respostas indicam que os alunos gostam e estão motivados para aprender. Também foi possível identificar fatores relacionados a não motivação, possibilitando a reflexão sobre o papel do professor e a relação entre motivação intrínseca e extrínseca. |
id |
UNSP_cb6b2453c905641219ec2d9cf0fc23de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135430 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médioMotivaçãoAprendizagemEnsinoCiênciasA motivação para aprender constitui-se em temática atual e relevante. Neste contexto, desenvolvemos um estudo que visa identificar e analisar a compreensão do aluno sobre a relação existente entre a sua motivação para aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e a prática pedagógica adotada por seus professores. Neste texto apresentamos dados parciais do estudo. Participaram deste estudo 416 alunos de ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário e as respostas indicam que os alunos gostam e estão motivados para aprender. Também foi possível identificar fatores relacionados a não motivação, possibilitando a reflexão sobre o papel do professor e a relação entre motivação intrínseca e extrínseca.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]2016-03-02T13:02:42Z2016-03-02T13:02:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article4965-4974application/pdfhttp://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0596-2.pdfRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4965-4974, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/135430ISSN1982-1867-2014-07-4965-4974.pdf2431034310174335Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:28.205186Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio |
title |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio |
spellingShingle |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio Schley, Thayssa Rabelo [UNESP] Motivação Aprendizagem Ensino Ciências |
title_short |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio |
title_full |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio |
title_fullStr |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio |
title_sort |
A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio |
author |
Schley, Thayssa Rabelo [UNESP] |
author_facet |
Schley, Thayssa Rabelo [UNESP] Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP] Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP] Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schley, Thayssa Rabelo [UNESP] Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP] Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Aprendizagem Ensino Ciências |
topic |
Motivação Aprendizagem Ensino Ciências |
description |
A motivação para aprender constitui-se em temática atual e relevante. Neste contexto, desenvolvemos um estudo que visa identificar e analisar a compreensão do aluno sobre a relação existente entre a sua motivação para aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e a prática pedagógica adotada por seus professores. Neste texto apresentamos dados parciais do estudo. Participaram deste estudo 416 alunos de ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário e as respostas indicam que os alunos gostam e estão motivados para aprender. Também foi possível identificar fatores relacionados a não motivação, possibilitando a reflexão sobre o papel do professor e a relação entre motivação intrínseca e extrínseca. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-02T13:02:42Z 2016-03-02T13:02:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0596-2.pdf Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4965-4974, 2014. 1982-1867 http://hdl.handle.net/11449/135430 ISSN1982-1867-2014-07-4965-4974.pdf 2431034310174335 |
url |
http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0596-2.pdf http://hdl.handle.net/11449/135430 |
identifier_str_mv |
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4965-4974, 2014. 1982-1867 ISSN1982-1867-2014-07-4965-4974.pdf 2431034310174335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4965-4974 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128516813750272 |