Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Vânia Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005
Resumo: Considerando que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, pelo fato de os valores sociais e os saberes disciplinares estarem mudando, a educação atual necessita respeitar as inteligências múltiplas dos seus educandos. Assim, para ser coerente com essa visão uma modalidade de aprendizagem e avaliação, advinda do campo da arte: o portfólio, desponta como proposta promissora. O seu uso em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.
id ABRAPEE-1_7213f2dafbfb48b6cb26ffb61edb70f1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572002000200005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagemPortfólioAprendizagemAvaliação escolarConsiderando que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, pelo fato de os valores sociais e os saberes disciplinares estarem mudando, a educação atual necessita respeitar as inteligências múltiplas dos seus educandos. Assim, para ser coerente com essa visão uma modalidade de aprendizagem e avaliação, advinda do campo da arte: o portfólio, desponta como proposta promissora. O seu uso em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.2 2002reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572002000200005info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Vânia Maria de Oliveirapor2010-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572002000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
title Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
spellingShingle Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
Vieira,Vânia Maria de Oliveira
Portfólio
Aprendizagem
Avaliação escolar
title_short Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
title_full Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
title_fullStr Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
title_sort Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
author Vieira,Vânia Maria de Oliveira
author_facet Vieira,Vânia Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Vânia Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio
Aprendizagem
Avaliação escolar
topic Portfólio
Aprendizagem
Avaliação escolar
description Considerando que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, pelo fato de os valores sociais e os saberes disciplinares estarem mudando, a educação atual necessita respeitar as inteligências múltiplas dos seus educandos. Assim, para ser coerente com essa visão uma modalidade de aprendizagem e avaliação, advinda do campo da arte: o portfólio, desponta como proposta promissora. O seu uso em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572002000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.2 2002
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604459352064