Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005 |
Resumo: | Considerando que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, pelo fato de os valores sociais e os saberes disciplinares estarem mudando, a educação atual necessita respeitar as inteligências múltiplas dos seus educandos. Assim, para ser coerente com essa visão uma modalidade de aprendizagem e avaliação, advinda do campo da arte: o portfólio, desponta como proposta promissora. O seu uso em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade. |
id |
ABRAPEE-1_7213f2dafbfb48b6cb26ffb61edb70f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572002000200005 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagemPortfólioAprendizagemAvaliação escolarConsiderando que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, pelo fato de os valores sociais e os saberes disciplinares estarem mudando, a educação atual necessita respeitar as inteligências múltiplas dos seus educandos. Assim, para ser coerente com essa visão uma modalidade de aprendizagem e avaliação, advinda do campo da arte: o portfólio, desponta como proposta promissora. O seu uso em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.2 2002reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572002000200005info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Vânia Maria de Oliveirapor2010-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572002000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem |
title |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem Vieira,Vânia Maria de Oliveira Portfólio Aprendizagem Avaliação escolar |
title_short |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem |
title_full |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem |
title_sort |
Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem |
author |
Vieira,Vânia Maria de Oliveira |
author_facet |
Vieira,Vânia Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Vânia Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólio Aprendizagem Avaliação escolar |
topic |
Portfólio Aprendizagem Avaliação escolar |
description |
Considerando que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, pelo fato de os valores sociais e os saberes disciplinares estarem mudando, a educação atual necessita respeitar as inteligências múltiplas dos seus educandos. Assim, para ser coerente com essa visão uma modalidade de aprendizagem e avaliação, advinda do campo da arte: o portfólio, desponta como proposta promissora. O seu uso em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572002000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.2 2002 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604459352064 |