Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale,Silvia Fernandes do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maciel,Regina Heloisa, Carlotto,Mary Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300575
Resumo: Resumo Este estudo investigou as propriedades psicométricas da Escala de Percepção de Estressores Ocupacionais dos Professores - EPEOP. A escala, composta por 22 itens, foi aplicada coletivamente em 404 professores do Ensino Básico de escolas estaduais e municipais de Mossoró (RN), sendo 73,8% mulheres, com idades entre 20 a 68. A fidedignidade do instrumento foi alta com alpha de Cronbach de 0,94. A análise fatorial dividiu a escala em quatro fatores com os seguintes índices de confiabilidade: carga de trabalho (α=0,88), aspectos físicos e ambientais do trabalho (α=0,88), crescimento na carreira e capacitação profissional (α=0,82) e relações com alunos e responsáveis (α=0,79). A média geral da EPEOP foi 46,80 pontos. O instrumento apresentou características psicométricas adequadas para uso em professores, podendo orientar medidas que visem melhoria na qualidade de vida desses profissionais.
id ABRAPEE-1_792936be176bef6b714da1c31559dbbe
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000300575
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)Escalasstress ocupacionaltrabalho docenteResumo Este estudo investigou as propriedades psicométricas da Escala de Percepção de Estressores Ocupacionais dos Professores - EPEOP. A escala, composta por 22 itens, foi aplicada coletivamente em 404 professores do Ensino Básico de escolas estaduais e municipais de Mossoró (RN), sendo 73,8% mulheres, com idades entre 20 a 68. A fidedignidade do instrumento foi alta com alpha de Cronbach de 0,94. A análise fatorial dividiu a escala em quatro fatores com os seguintes índices de confiabilidade: carga de trabalho (α=0,88), aspectos físicos e ambientais do trabalho (α=0,88), crescimento na carreira e capacitação profissional (α=0,82) e relações com alunos e responsáveis (α=0,79). A média geral da EPEOP foi 46,80 pontos. O instrumento apresentou características psicométricas adequadas para uso em professores, podendo orientar medidas que visem melhoria na qualidade de vida desses profissionais.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300575Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0193906info:eu-repo/semantics/openAccessVale,Silvia Fernandes doMaciel,Regina HeloisaCarlotto,Mary Sandrapor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000300575Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-01-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)
title Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)
spellingShingle Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)
Vale,Silvia Fernandes do
Escalas
stress ocupacional
trabalho docente
title_short Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)
title_full Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)
title_fullStr Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)
title_full_unstemmed Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)
title_sort Propriedades psicométricas da escala de percepção de estressores ocupacionais dos professores (EPEOP)
author Vale,Silvia Fernandes do
author_facet Vale,Silvia Fernandes do
Maciel,Regina Heloisa
Carlotto,Mary Sandra
author_role author
author2 Maciel,Regina Heloisa
Carlotto,Mary Sandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale,Silvia Fernandes do
Maciel,Regina Heloisa
Carlotto,Mary Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Escalas
stress ocupacional
trabalho docente
topic Escalas
stress ocupacional
trabalho docente
description Resumo Este estudo investigou as propriedades psicométricas da Escala de Percepção de Estressores Ocupacionais dos Professores - EPEOP. A escala, composta por 22 itens, foi aplicada coletivamente em 404 professores do Ensino Básico de escolas estaduais e municipais de Mossoró (RN), sendo 73,8% mulheres, com idades entre 20 a 68. A fidedignidade do instrumento foi alta com alpha de Cronbach de 0,94. A análise fatorial dividiu a escala em quatro fatores com os seguintes índices de confiabilidade: carga de trabalho (α=0,88), aspectos físicos e ambientais do trabalho (α=0,88), crescimento na carreira e capacitação profissional (α=0,82) e relações com alunos e responsáveis (α=0,79). A média geral da EPEOP foi 46,80 pontos. O instrumento apresentou características psicométricas adequadas para uso em professores, podendo orientar medidas que visem melhoria na qualidade de vida desses profissionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300575
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0193906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.3 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606184259584