AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100315 |
Resumo: | RESUMO O tema da autonomia está presente desde os primórdios da educação. Na sociedade atual, a autonomia estudantil nas práticas escolares pode determinar a participação política e social dos jovens. O presente estudo busca problematizar autonomia e tutela na educação formal a partir de revisão integrativa da literatura científica. A proposta implica contextualizar os referidos conceitos, traçando um cenário histórico a partir do qual se delineiam as práticas educativas que tangem autonomia e tutela. O trabalho inclui a análise de onze artigos científicos publicados na base de dados Portal Periódicos Capes entre os anos 2000 e 2019. Os resultados apontam para três eixos: a construção dos conceitos de autonomia e tutela a partir de uma trajetória histórica e filosófica; a análise crítica da sociedade a partir de orientações políticas; e, por fim, a relação entre o caráter político de autonomia e tutela e as práticas educacionais que emergem do cotidiano escolar. |
id |
ABRAPEE-1_7d582653d7e6e2e21d82f9f8d3f98d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572022000100315 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLARautonomiaeducaçãorevisão de literaturaRESUMO O tema da autonomia está presente desde os primórdios da educação. Na sociedade atual, a autonomia estudantil nas práticas escolares pode determinar a participação política e social dos jovens. O presente estudo busca problematizar autonomia e tutela na educação formal a partir de revisão integrativa da literatura científica. A proposta implica contextualizar os referidos conceitos, traçando um cenário histórico a partir do qual se delineiam as práticas educativas que tangem autonomia e tutela. O trabalho inclui a análise de onze artigos científicos publicados na base de dados Portal Periódicos Capes entre os anos 2000 e 2019. Os resultados apontam para três eixos: a construção dos conceitos de autonomia e tutela a partir de uma trajetória histórica e filosófica; a análise crítica da sociedade a partir de orientações políticas; e, por fim, a relação entre o caráter político de autonomia e tutela e as práticas educacionais que emergem do cotidiano escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100315Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022234600info:eu-repo/semantics/openAccessKhouri,Mauro Michel ElRamos,Vanessa MesquitaMiranda,Luciana Lobopor2022-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100315Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-08-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR |
title |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR |
spellingShingle |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR Khouri,Mauro Michel El autonomia educação revisão de literatura |
title_short |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_full |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_fullStr |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_sort |
AUTONOMIA E TUTELA NO AMBIENTE ESCOLAR |
author |
Khouri,Mauro Michel El |
author_facet |
Khouri,Mauro Michel El Ramos,Vanessa Mesquita Miranda,Luciana Lobo |
author_role |
author |
author2 |
Ramos,Vanessa Mesquita Miranda,Luciana Lobo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khouri,Mauro Michel El Ramos,Vanessa Mesquita Miranda,Luciana Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autonomia educação revisão de literatura |
topic |
autonomia educação revisão de literatura |
description |
RESUMO O tema da autonomia está presente desde os primórdios da educação. Na sociedade atual, a autonomia estudantil nas práticas escolares pode determinar a participação política e social dos jovens. O presente estudo busca problematizar autonomia e tutela na educação formal a partir de revisão integrativa da literatura científica. A proposta implica contextualizar os referidos conceitos, traçando um cenário histórico a partir do qual se delineiam as práticas educativas que tangem autonomia e tutela. O trabalho inclui a análise de onze artigos científicos publicados na base de dados Portal Periódicos Capes entre os anos 2000 e 2019. Os resultados apontam para três eixos: a construção dos conceitos de autonomia e tutela a partir de uma trajetória histórica e filosófica; a análise crítica da sociedade a partir de orientações políticas; e, por fim, a relação entre o caráter político de autonomia e tutela e as práticas educacionais que emergem do cotidiano escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100315 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392022234600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607783337984 |