Mapeamento de competências do psicólogo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Dielem Cristina Oliveira dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menezes,Aline Beckmann de Castro, Borba,Aécio, Ramos,Camila Carvalho, Costa,Thiago Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200225
Resumo: Resumo Este artigo teve como objetivo realizar o mapeamento de competências do psicólogo escolar. Para tanto, foi realizado o levantamento e análise da produção bibliográfica e de documentos oficiais que discorrem sobre a sua atuação. Durante a análise, foram sugeridas e descritas competências avaliadas como necessárias à atuação deste profissional e após isto, foi contabilizada e organizada a frequência com que as competências apareceram nas diversas publicações analisadas. A partir da identificação de vários modelos de atuação, foram criadas categorias nas quais as competências correspondentes foram dispostas. A grande quantidade de competências identificadas e a necessidade da criação de categorias sugerem uma falta de clareza quanto à atuação do psicólogo escolar. Foi percebido, ainda, um aumento na quantidade de trabalhos elaborados na ultima década na tentativa de delimitar a atuação deste profissional.
id ABRAPEE-1_7e78e4aff2c96ed7e81ed9a02bff7a91
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572017000200225
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento de competências do psicólogo escolarPsicologia Escolaratuação do psicólogocompetência.Resumo Este artigo teve como objetivo realizar o mapeamento de competências do psicólogo escolar. Para tanto, foi realizado o levantamento e análise da produção bibliográfica e de documentos oficiais que discorrem sobre a sua atuação. Durante a análise, foram sugeridas e descritas competências avaliadas como necessárias à atuação deste profissional e após isto, foi contabilizada e organizada a frequência com que as competências apareceram nas diversas publicações analisadas. A partir da identificação de vários modelos de atuação, foram criadas categorias nas quais as competências correspondentes foram dispostas. A grande quantidade de competências identificadas e a necessidade da criação de categorias sugerem uma falta de clareza quanto à atuação do psicólogo escolar. Foi percebido, ainda, um aumento na quantidade de trabalhos elaborados na ultima década na tentativa de delimitar a atuação deste profissional.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200225Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.2 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201702121109info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Dielem Cristina Oliveira dosMenezes,Aline Beckmann de CastroBorba,AécioRamos,Camila CarvalhoCosta,Thiago Diaspor2018-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000200225Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-12-06T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de competências do psicólogo escolar
title Mapeamento de competências do psicólogo escolar
spellingShingle Mapeamento de competências do psicólogo escolar
Santos,Dielem Cristina Oliveira dos
Psicologia Escolar
atuação do psicólogo
competência.
title_short Mapeamento de competências do psicólogo escolar
title_full Mapeamento de competências do psicólogo escolar
title_fullStr Mapeamento de competências do psicólogo escolar
title_full_unstemmed Mapeamento de competências do psicólogo escolar
title_sort Mapeamento de competências do psicólogo escolar
author Santos,Dielem Cristina Oliveira dos
author_facet Santos,Dielem Cristina Oliveira dos
Menezes,Aline Beckmann de Castro
Borba,Aécio
Ramos,Camila Carvalho
Costa,Thiago Dias
author_role author
author2 Menezes,Aline Beckmann de Castro
Borba,Aécio
Ramos,Camila Carvalho
Costa,Thiago Dias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Dielem Cristina Oliveira dos
Menezes,Aline Beckmann de Castro
Borba,Aécio
Ramos,Camila Carvalho
Costa,Thiago Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
atuação do psicólogo
competência.
topic Psicologia Escolar
atuação do psicólogo
competência.
description Resumo Este artigo teve como objetivo realizar o mapeamento de competências do psicólogo escolar. Para tanto, foi realizado o levantamento e análise da produção bibliográfica e de documentos oficiais que discorrem sobre a sua atuação. Durante a análise, foram sugeridas e descritas competências avaliadas como necessárias à atuação deste profissional e após isto, foi contabilizada e organizada a frequência com que as competências apareceram nas diversas publicações analisadas. A partir da identificação de vários modelos de atuação, foram criadas categorias nas quais as competências correspondentes foram dispostas. A grande quantidade de competências identificadas e a necessidade da criação de categorias sugerem uma falta de clareza quanto à atuação do psicólogo escolar. Foi percebido, ainda, um aumento na quantidade de trabalhos elaborados na ultima década na tentativa de delimitar a atuação deste profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200225
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539201702121109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.2 2017
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606546018304